No ano passado, Murphy exibiu-se a grande nível até à vitória sobre Kyren Wilson na final, mas este domingo – no arranque da edição de 2026 – foi claramente derrotado pelo número 13 do mundo, oriundo da China.
Wu venceu os três primeiros frames, incluindo uma impressionante limpeza de 137 pontos no segundo, e acabou por conquistar um tenso quinto frame, com o adversário a precisar da preta para fechar, garantindo assim o triunfo naquela que foi a sua estreia no torneio do Alexandra Palace.
"Esperei por este dia durante um ano, entrar como campeão, mas só aproveitei os primeiros 10 minutos", afirmou Murphy após o encontro.
"Não joguei bem, foi claramente a pior exibição da minha época, talvez mesmo a pior no Masters. Estou muito desiludido, nada correu bem. Senti que tudo o que toquei não resultou. Tenho trabalhado muito, treinado intensamente, jogado bastante snooker, por isso não esperava jogar assim e estou tão surpreendido como qualquer pessoa", acrescentou.
O inglês não deixou de elogiar o seu adversário de 22 anos, apesar da desilusão: "O Wu mostrou-se calmo, confortável e mereceu totalmente a vitória. Vai ser um adversário complicado para qualquer um."
Wu vai defrontar, nos quartos de final, na quinta-feira, ou o compatriota Xiao Guodong ou o campeão do Reino Unido, Mark Selby.
"Senti alguma pressão quando entrei no recinto porque foi a primeira vez que joguei num palco tão grande e os adeptos estavam muito entusiasmados", disse Wu.
"Depois do primeiro frame, fiquei mais descontraído e aproveitei totalmente o ambiente. É sem dúvida uma grande conquista para mim – a minha estreia no Masters e a primeira vitória sobre o Shaun Murphy", acrescentou.
