Snooker: Judd Trump e Mark Selby estão na final do UK Championship

Mark Selby no UK Championship
Mark Selby no UK ChampionshipIAN HODGSON, PA Images / Alamy / Profimedia

A UK Championship de snooker terá uma final de alto nível. Judd Trump garantiu o seu lugar ao vencer Neil Robertson por 6-3 nas meias-finais, e à noite Mark Selby seguiu-lhe o exemplo, ao bater Shaun Murphy também por 6-3, assegurando assim o acesso ao jogo decisivo.

Será que Judd Trump vai conquistar o seu primeiro torneio de ranking desta época logo no primeiro evento Triple Crown da temporada? Depois de um triunfo claro por 6-3 frente a Neil Robertson, só lhe resta um obstáculo: Mark Selby, que já tinha derrotado Trump na final do Champion of Champions em meados de novembro. Selby também garantiu o apuramento para a final da UK Championship, depois de um convincente 6-3 frente a Shaun Murphy.

Os dois primeiros frames da noite foram repartidos de forma justa entre Selby e Murphy. O "Jester from Leicester" precisou de um break de 73, enquanto "The Magician" brilhou com um century break de 131.

Recorde o jogo Selby vs. Murphy

Mark Selby rouba o terceiro frame

No terceiro frame, tudo indicava que Murphy iria vencer, mas o campeão do mundo de 2005 falhou a bola decisiva e deixou a vermelha jogada mesmo à boca da bolsa verde. Selby aproveitou a oportunidade sem hesitar e, com uma limpeza de 41 pontos, venceu o frame por 73-68.

Selby manteve esse embalo nos dois frames seguintes, conseguindo breaks de 73 e 105 para construir uma vantagem confortável de 4-1. Murphy ainda reduziu para 3-4, mas o encontro já não voltou a aquecer: Selby fechou rapidamente o jogo com excelentes séries de 73 e 127 pontos.

Judd Trump vence quatro frames consecutivos para garantir o triunfo

Durante a tarde, o duelo começou equilibrado, com Robertson a adiantar-se por 3-2. Depois de Trump conseguir breaks de 65 e 82, o australiano respondeu com uma entrada de 114, antes de conquistar um frame dramático na última preta.

Recorde o jogo Trump vs. Robertson

No entanto, Robertson não conseguiu manter o ritmo; pelo contrário, o "Thunder from Downunder" cometeu erros pouco habituais, que Trump aproveitou de forma implacável. Com séries de 72, 68, 53 e novamente 53 pontos, o número um mundial conquistou quatro frames consecutivos – e assim também o encontro.