O número um do mundo, Trump, liderava por 5-3 ao intervalo após a sessão inicial. Quando a sessão da noite começou, ficou claro desde o início que o público do Barbican estava a torcer pelo underdog Hawkins, classificado em 20.º lugar, mas uma rápida quebra de 62 viu Trump retomar onde tinha parado para fazer 6-3.
Hawkins teve então duas tentativas na bola preta para voltar a ficar a dois frames de distância antes de as coisas começarem a correr mal para o campeão de 2011.
Um aumento súbito e uma série de surpreendentes pancadas longas falhadas fizeram com que Hawkins ficasse subitamente apenas um frame atrás, 7-6, depois de ter conseguido um sólido 83-0 no 13.º frame. No entanto, um break de 53 de Trump seguido de um século colocou o favorito a apenas um frame do segundo título do Campeonato do Reino Unido.
Precisando de fazer quatro frames seguidos para conquistar o primeiro major, Hawkins recuperou para 9-7 com um break de 75 antes de aplicar toda a pressão que conseguiu no 17.º frame, acabando por fazer 9-8 no marcador.
Mas, apesar dos seus melhores esforços, Hawkins ficou aquém do esperado num 17.º e último frame muito divertido, com Trump sob pressão a tentar sobreviver a várias tentativas de snooker a caminho de garantir o 30.º título da sua brilhante carreira - por um triz.