Higgins – vencedor por duas vezes do Campeonato do Reino Unido – chegou rapidamente a uma vantagem de 4-1 em Iorque, graças a duas tacadas de 70, uma de 78 e outra de 60.
O escocês podia ter aumentado a diferença no sexto frame, mas alguns erros permitiram o regresso de Murphy à partida.
Com 5-3, Higgins estava a apenas um frame do triunfo, até que Murphy conseguiu tacadas de 89 e 53, levando o encontro para o desempate.
Ambos tiveram oportunidades para vencer, mas um erro decisivo de Higgins na bola amarela permitiu a Murphy limpar a mesa e preparar-se para defrontar Zhang Anda nos quartos de final.
"É o velho cliché de uma bola de cada vez", afirmou Murphy à BBC.
"Sempre que jogas contra alguém da Geração de 92, tens de estar no teu melhor e qualquer vitória merece ser celebrada. Especialmente depois de estar naquela posição, é uma das melhores vitórias da minha carreira", acrescentou.
Hawkins arrasa Slessor
O finalista do ano passado, Barry Hawkins, não teve dificuldades frente a Elliott Slessor, vencendo por 6-0 e garantindo um duelo com Mark Selby.
O experiente Hawkins, de 46 anos, conseguiu tacadas de 94 e 87 para se colocar a vencer por 3-0, assumindo o controlo total do encontro.
Conquistou o quarto frame e venceu o quinto, que foi bastante equilibrado, deixando Slessor sem resposta na cadeira.
Selou o triunfo com uma última tacada implacável de 73, fechando o marcador e terminando com uma vantagem expressiva de 491-143 em pontos.
A sessão da tarde de sexta-feira coloca o campeão em título Judd Trump frente a Ding Junhui, enquanto o tricampeão do Campeonato do Reino Unido Neil Robertson defronta Pang Junxu.
