Mais

Snooker: Higgins progride emocionado enquanto O'Sullivan descansado regressa ao Crucible

John Higgins, da Escócia, joga uma pancada
John Higgins, da Escócia, joga uma pancada ČTK / imago sportfotodienst / TAI CHENGZHE / Profimedia
Apenas nos primeiros dias do Campeonato do Mundo no Crucible Theatre, assistimos a grandes choques, triunfos emocionais e à antevisão de alguns confrontos de segunda ronda de fazer crescer água na boca.

O campeão Kyren Wilson tornou-se a mais recente vítima da infame "maldição do Crucible" - a tendência histórica em que nenhum vencedor pela primeira vez conseguiu defender com sucesso o seu título em Sheffield.

Wilson sofreu uma derrota por 10-9, de cortar o coração, às mãos da estreante Lei Peifan, de 21 anos.

Wilson, que tem sido implacável na digressão esta temporada, pode ter perdido o fôlego quando mais importava, com Ronnie O'Sullivan a sugerir que o seu calendário de castigos foi um fator que contribuiu para a reviravolta.

Wilson não foi o único grande nome a cair cedo.

O ex-campeão Neil Robertson foi derrotado por 10-8 por Chris Wakelin em outro confronto tenso, enquanto Barry Hawkins foi derrotado por pouco, por 10-9, por Hossein Vafaei.

Entretanto, o vice-campeão do ano passado , Jak Jones, teve dificuldades em encontrar a sua forma e sofreu uma pesada derrota por 10-4 contra o brilhante Zhao Xintong, assinalando a chegada de uma nova vaga de talentos ansiosos por deixar a sua marca.

Ronnie regressa a Crucible

As atenções voltam-se agora para Ronnie O'Sullivan, que começa hoje a sua busca pelo oitavo título mundial, um recorde.

 Ronnie enfrenta o rival de longa data, Ali Carter, numa partida que promete tensão, história e drama.

Apesar de uma temporada relativamente tranquila em termos de aparições, O'Sullivan insiste que está pronto para atingir o pico na altura certa e, sem dúvida, comandará os holofotes do Crucible mais uma vez.

Classificado em 18.º lugar no ranking mundial, o inglês de 45 anos foi o jogador mais bem classificado a passar pela fase de qualificação, numa altura em que luta pelo oitavo título mundial.

O jogador de 49 anos não joga uma partida competitiva desde que quebrou o taco na Championship League em janeiro.

Noutros lugares, Shaun Murphy enfrenta Daniel Wells, enquanto Judd Trump enfrenta um teste complicado contra Zhou Yuelong.

Mark Selby vai defrontar Ben Woollaston, e o atual campeão Luca Brecel começa a sua defesa do título contra Ryan Day, com todos os jogos da primeira ronda agendados para os próximos dois dias.

Higgins vence emocionado

O tetracampeão mundial John Higgins venceu Joe O'Connor por 10-7 num jogo tenso e emotivo da primeira ronda do Campeonato do Mundo de Snooker, na segunda-feira à noite.

A completar 50 anos no próximo mês, Higgins recuperou de uma desvantagem de 5-4 após a primeira sessão na manhã de segunda-feira.

Apesar de estar a lutar para encontrar a sua melhor forma - com apenas uma quebra acima de 50, um brilhante século no 12.º quadro - o escocês conseguiu ganhar por 7-6 no intervalo da sessão.

O jogo manteve-se equilibrado, com O'Connor a pressioná-lo até ao fim, mas um 15.º frame muito disputado acabou por ser decisivo. O'Connor perdeu várias oportunidades para empatar o encontro, permitindo a Higgins passar para a frente por 8-7.

A partir daí, o veterano afastou-se, compilando um excelente 114 break antes de terminar a partida com outro meio século composto.

Higgins entrou no campeonato deste ano entre os favoritos, depois de vencer o World Open - onde também derrotou O'Connor na final - e de superar Mark Selby de forma impressionante para conquistar o título do Tour Championship.

No entanto, os seus preparativos foram ensombrados por um contratempo pessoal, uma vez que o seu sogro ficou gravemente doente pouco antes do início do torneio.

Em declarações à BBC Sport após a sua vitória, Higgins, visivelmente emocionado, falou sobre o impacto que os últimos acontecimentos tiveram sobre ele.

"Saí do apartamento há pouco e estava a chorar", admitiu.

"Foi a maior emoção que já tive antes de um jogo. O meu sogro não tem estado bem, e tem sido difícil. Ontem à noite estava a jantar com o meu filho e não parava de pensar em estar aqui sentado com o meu pai há 25 anos. Estava completamente esgotado", assumiu.

Higgins disse que lutou para dormir antes da sessão da noite, mas sentiu-se rejuvenescido quando voltou à mesa: "Só consegui descansar um par de horas, mas esta noite senti-me muito melhor e joguei muito melhor. Estou muito orgulhoso por ainda estar a competir a este nível na minha idade."

O 33 vezes vencedor de eventos do ranking vai defrontar o chinês Xiao Guodong na segunda ronda, enquanto continua a sua tentativa de obter o quinto título no Crucible.

Siga o Campeonato do Mundo no Flashscore