Mais

"Sobe e desce" da Maratona do Funchal foi obstáculo para campeões nacionais

Maratona do Funchal contou com um total de 1.511 participantes
Maratona do Funchal contou com um total de 1.511 participantesCM Funchal
Os atletas Célia Barbosa (Penafiel) e José Sousa (Macedo de Cavaleiros) venceram este domingo o Campeonato de Portugal de Maratona, no Funchal, com emoções bem diferentes no final, a primeira mais eufórica e o segundo em tom recatado.

A corredora penafidelense arrebatou o título de campeã nacional pela primeira vez e deu conta da sua emoção à chegada, ao abraçar a família, após completar a nona edição da Maratona do Funchal em 03:19.03 horas, à frente de Madalena Morgado (Sobreda), que completou os 42,195 quilómetros com o tempo de 03:24.06.

Patrícia Matos, que correu com as cores do Linda-e-Pastora Sporting Clube, gastou 03:41.51 horas e terminou em terceiro lugar.

"É a minha primeira vez no Funchal e logo a ganhar uma maratona. Estou muito feliz mas ainda não consigo falar muito", começou por dizer a atleta de 37 anos, que expressou o desejo de "voltar para o ano" com vista a bater o recorde absoluto da Maratona do Funchal,

A prova teve início às 07:00, uma hora mais cedo do que nas edições anteriores, uma forma da organização contrariar a subida da temperatura durante a manhã. 

Para a nova campeã nacional esta alteração foi vista com agrado, até pelo constante "sobe e desce" da corrida, sendo o recorde pessoal na distância a cereja no topo do bolo.

"Recuperei de uma lesão e estou hà seis meses a treinar", confidenciou, de tal forma que dedicou a vitória ao "treinador, equipa e família", sem deixar de mencionar "o empenho e a disciplina" que estiveram na génese deste resultado.

Nos masculinos, o 'trí' campeão José Sousa, que revalidou o título conquistado em 2023 e havia vencido pela primeira em 2019, superou a concorrência com relativa tranquilidade, após terminar com 02:21.41 horas.

André Costa (Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz), vencedor da edição de 2022, terminou a corrida no segundo lugar, com 02:25.51 horas e Carlos Papacinza (NCD Odemira), com 02:26.34, completou o pódio.

"Arranquei forte nos primeiros dois quilómetros e a partir daí comecei a gerir a prova", mas sem nunca "desvalorizar os adversários", assumiu o atleta de 34 anos após cruzar a linha de meta.

Em preparação para a Maratona de Sevilha, marcada para 18 de fevereiro, as temperaturas amenas que se registaram esta manhã na cidade do Funchal nem foram o principal obstáculo. O principal desafio, conta, foi a falta de companhia para marcar o ritmo na frente.

Além do constante "sobe e desce" já enfatizado por Célia Barbosa, o corredor natural da Praia da Tocha confessa que é "muito difícil fazer uma maratona sozinho na frente, de início ao fim", concluiu.

De um total de 1.511 participantes na Maratona do Funchal, entre Maratona, Meia Maratona e Míni Maratona, foram 78 os que concorreram pelo título de campeão nacional de maratona (66 homens e 12 mulheres).


Menções