Mais

Sporting consegue ultrapassar muro do Rio Ave e lidera grupo da Taça da Liga (2-0)

Leões ficam perto da próxima fase da competição
Leões ficam perto da próxima fase da competiçãoLUSA
O guarda-redes vilacondense Jhonatan assinou uma grande exibição, mas nada pôde fazer quando Gonçalo Inácio abriu o marcador, aos 62 minutos, e, aos 73, quando Boateng marcou na própria baliza. O Sporting subiu assim à liderança isolada do grupo B da Taça da Liga, com seis pontos.

As equipas entraram em campo como líderes do grupo, com uma vitória para ambas, e só uma alteração nos respetivos onzes. O médio grego Samaris rendeu Vítor Gomes no meio-campo, enquanto o guarda-redes Adán sucedeu a Franco Israel na baliza leonina.

Os destaques vão para a ausência de Aziz, melhor marcador dos vila-condenses, e a presença de Manuel Ugarte, regressado do Campeonato do Mundo após a eliminação do Uruguai.

As escolhas iniciais dos treinadores
As escolhas iniciais dos treinadoresFlashscore

O jogo começou amarrado e só com o passar do tempo começaram a surgir oportunidades, com Porro a ser muito solicitado no flanco direito do ataque lisboeta, criando uma série de ocasiões a partir da meia hora de jogo.

Primeiro fez um grande passe para a desmarcação de Paulinho na área, mas o avançado português acertou nas orelhas da bola que foi parar a Jhonatan e, logo a seguir, cruzou novamente para Paulinho cabecear para defesa fácil do guarda-redes.

O Rio Ave respondeu com Guga a ter espaço no último terço e a servir Leonardo Ruiz em boa posição, só que o mau domínio do colombiano impediu-o de marcar à antiga equipa.

Quem também ficou perto de anotar ao antigo clube foi Nuno Santos, num remate de primeira para uma boa intervenção de Jhonatan e, no último lance antes do intervalo, Porro tirou um cruzamento perfeito, Paulinho cabeceou contra Aderlan e, na recarga, Nuno Santos atirou de primeira por cima da trave, na melhor ocasião do encontro.

Sem alterações ao intervalo, o Sporting entrou bem e a pressionar na busca da vantagem. Aos 59 minutos e já depois de um lance perigoso para o Rio Ave anulado por fora de jogo, o lateral espanhol do Sporting voltou a fazer das suas e a servir Paulinho, desta vez o avançado desviou para uma grande defesa de Jhonatan e, na recarga, Trincão conseguiu o mais difícil e atirar para fora na pequena área. 

A resposta não tardou e Leonardo Ruiz encheu o pé ainda longe da baliza com o esférico a passar perto do poste. Um minuto depois, Marcus Edwards teve espaço para cruzar para a área e colocou o esférico na cabeça de Gonçalo Inácio, que cabeceou para o fundo das redes e inaugurou o marcador.

Os leões continuaram a carregar, principalmente pelo flanco direito, e criavam situações para aumentar a vantagem. Primeiro, Porro subiu até à área, rematou rasteiro para intervenção de Jhonatan e Trincão, na recarga, acertou no guarda-redes. Depois, Marcus Edwards numa iniciativa individual arrancou para a baliza, lançou Paulinho no momento certo, mas o chapéu do avançado ficou nas mãos do guarda-redes.

Diz a regra que à terceira é de vez, a questão é que o segundo golo veio de onde menos se esperava. Num livre lateral cobrado por Porro - pois claro -, Boateng tentou afastar o perigo só que cabeceou para a própria baliza, desfazendo o muro que Jhonatan tanto tempo demorou a construir.

Em cima dos 90 minutos e num canto para o Rio Ave, uma saída rápida dos leões quase dava no terceiro golo, mas o recém-entrado Sotiris não aproveitou o passe de Arthur e estreou-se a marcar porque Jhonatan voltou a erguer-se e a evitar o 3-0. 

Homem do jogo Flashscore: Pedro Porro (Sporting).