A última vitória de Rúben Amorim sobre Sérgio Conceição data de janeiro de 2021, quando Jovane bisou na meia-final da Taça da Liga e deu a vitória ao Sporting (2-1). Desde então, três empates e quatro derrotas que deixam o FC Porto como um temível adversário para os leões.

Os dragões chegam com a motivação em alta, já que a esta sequência de bons resultados frente ao rival, juntam a conquista da Taça da Liga conquistada há duas semanas, frente a este mesmo Sporting. A visita a Alvalade pode assim vir num bom momento, mas é preciso ter cautela.
Numa temporada em que o Sporting já por pouco luta, os Leões não querem deixar fugir o comboio da UEFA Champions League e precisam de vitórias para se aproximar de FC Porto e SC Braga. Uma derrota neste jogo pode ser Game Over para a equipa de Alvalade e, como tal, os dragões precisam de estar concentrados para sair da visita a Lisboa com pontos na algibeira.
Jogadores a observar: Coates está de regresso após cumprir castigo e irá ocupar o lugar no centro da defesa do Sporting, tentando negar qualquer hipótese de perigo a Mehdi Taremi. O avançado iraniano é o goleador do FC Porto e quer voltar a marcar a Adán, algo que já não consegue há três jogos.
Estatística: Nos últimos 15 jogos frente ao Sporting, apenas por duas vezes o FC Porto não conseguiu marcar golo (2E).