Afonso Antunes ficou no segundo posto da terceira bateria da ronda dos 80, com um total de 10,27 pontos (em 20 possíveis) nas duas melhores ondas (5,50 e 4,77), superado apenas pelo norte-americano Kolohe Andino, ex-top mundial, que fez 13,43 pontos, e acima do australiano Tully Wylie (10,16) e do havaiano Luke Tema (7,30).
Já Frederico Morais, que integrou o circuito principal (Championship Tour) da WSL em 2024, também ficou em segundo, mas na sexta bateria da ronda inaugural, com 9,47 pontos (5,47 e 4,00 pontos), atrás do sul-africano Luke Slijpen (9,77) e à frente do mexicano Lucas Cassity (9,06) e do francês Justin Becret (5,50).
Os únicos lusos que correm o CS no quadro masculino vão participar na sexta e na 12.ª bateria da ronda dos 64, com Afonso Antunes a enfrentar primeiro o brasileiro Edgar Groggia, o japonês Keijiro Nishi e o francês Jorgann Couzinet, e, depois, 'Kikas' a defrontar o australiano Ryan Callinan, o norte-americano Nolan Rapoza e o indonésio Bronson Meydi.
Na competição feminina, Portugal conta com três representantes, Francisca Veselko (quinta bateria), Teresa Bonvalot (terceira) e Yolanda Hopkins (oitava), que vão surfar na ronda das 32.
As adversárias de 'Kika', campeã mundial júnior em 2023, são a espanhola Nadia Erostarbe, a australiana Philippa Anderson e a norte-americana Eden Walla.
As olímpicas portuguesas 'Teresinha' e Yolanda vão contra a brasileira Sophia Medina (irmã mais nova do tricampeão mundial Gabriel Medina), a alemã Noah Klapp e a japonesa Sumomo Sato, e contra a havaiana Keala Tomoda-Bannert, a costa-riquenha Leilani McGonagle e a australiana Willow Hardy, respetivamente.
O Burton Automotive Newcastle Surfest começou na última madrugada em Newcastle, na Austrália, e decorre até 08 de junho.