Kikas ficou no segundo lugar da terceira bateria da segunda fase da competição, com um total de 7,90 pontos (em 20 possíveis) nas duas melhores ondas (4,17 e 3,73), atrás do brasileiro Mateus Herdy (10,44 pontos), e à frente do havaiano Finn McGill (6,20) e do norte-americano Levi Slawson (4,94).
Na terceira ronda, Frederico Morais vai enfrentar Eli Hanneman (Havai), Luke Thompson (África do Sul) e Jackson Baker (Austrália), na primeira bateria.
Na véspera, Afonso Antunes foi eliminado da prova, ao ficar na terceira posição do oitavo 'heat' (bateria), com 7,00 pontos (3,60 e 3,40), atrás do brasileiro Igor Moraes (14,04) e do basco Yago Dominguez (8,34), e acima do australiano Alister Reginato (6,17).
Depois de se ter realizado, também na segunda-feira, a primeira ronda do quadro feminino, as três portuguesas em prova ainda não se estrearam, porque só vão entrar no mar na segunda fase, face ao ranking, e hoje não houve competição para as mulheres.
No terceiro heat, Teresa Bonvalot vai defrontar as australianas India Robinson e Sierra Kerr e a japonesa Nanaho Tsuzuki, e, no quinto, Yolanda Hopkins encara Keala Tomoda-Bannert (Havai), Eden Walla (Estados Unidos) e Anat Lelior (Israel).
Francisca Veselko, que ganhou a etapa inaugural das Challenger Series, em Newcastle, na Austrália, vai competir no oitavo heat, contra a brasileira Laura Raupp, a japonesa Minami Nonaka e a basca Janire Etxabarri.
O circuito Challenger Series (CS), que dá acesso à elite mundial, decorre na África do Sul até 06 de julho, sendo o Ballito Pro a segunda de sete etapas da temporada, uma das quais na Ericeira (29 de setembro a 05 de outubro).
Em jogo estão 10 vagas masculinas e sete femininas para o Championship Tour (CT) de 2026, onde vai haver um alargamento do circuito feminino de 16 para 24 surfistas.