Surf: Portugal desfalcado para revalidar título no Eurosurf em Santa Cruz

Gonçalo Saldanha, presidente da Federação Portuguesa de Surf
Gonçalo Saldanha, presidente da Federação Portuguesa de SurfFederação Portuguesa de Surf

Frederico Morais, Afonso Antunes, Francisca Veselko, Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins vão desfalcar a seleção portuguesa para o Eurosurf, que vai ser disputado em Santa Cruz, anunciou esta terça-feira a Federação Portuguesa de Surf.

Os cinco surfistas lusos constavam na convocatória inicial para a competição europeia, que vai ser disputada entre sexta-feira e 24 de julho, na praia do concelho de Torres Vedras, mas vão estar ausentes, “devido a compromissos previamente assumidos com outras competições internacionais”.

Representar Portugal é um motivo de grande orgulho para todos nós. Vestir a camisola da seleção nacional tem um significado especial nas nossas carreiras. Infelizmente, as datas de alguns campeonatos internacionais, já definidos pela World Surf League (WSL) há vários meses, impedem-nos de estar presentes no Eurosurf 2025”, anunciaram os surfistas, em comunicado, citados pela FPS.

O presidente da FPS lamentou o sucedido, reiterando o objetivo de “revalidar o título europeu por equipas” e que estas ausências não se devem a “escolhas ou prioridades”,

Conheço bem estes atletas e sei o quanto gostam de vestir a camisola da seleção nacional. Representar Portugal é, para todos eles, uma honra. Infelizmente, tratou-se de um conflito de datas que está fora do controlo dos próprios”, sublinhou Gonçalo Saldanha.

A convocatória inicial da seleção lusa tinha sido divulgada em 02 de julho, com a ambição de renovar o título masculino e alcançar o feminino.

Portugal é o atual detentor do título europeu, conquistado no EuroSurf 2023, também em Santa Cruz, numa edição que consagrou Guilherme Ribeiro como campeão individual.

A seleção nacional já havia também triunfado em 2017, na cidade de Bore, na Noruega.

Com estas ausências, Portugal vai ser representado por Gabriela Dinis, Mafalda Lopes e Maria Salgado, no feminino, e Francisco Ordonhas, Guilherme Ribeiro e Joaquim Chaves, no masculino, enquanto Francisco Freitas e Raquel Bento vão disputar a competição de longboard.

O Eurosurf vai ser disputado pela terceira vez seguida em Portugal, integrando a agenda desportiva da 17.ª edição do Santa Cruz Ocean Spirit contando com 120 atletas em representação de 18 nacionalidades.