Na final, Tomás Valente (10,25 pontos) superou a concorrência de Francisco Mittermayer, João Moreira e Miguel Kilford, e vai competir no evento principal, cujo período de espera se estende até 12 de março.
Martim Nunes, Salvador Vala, António Carvalho e Bruno Mendonça também estavam na corrida, mas perderam a chance logo nas meias-finais da qualificação reservada para atletas locais de Carcavelos.
Ficaram assim definidos 15 dos 16 integrantes do quadro final da 12.ª edição da prova de tubos, a manobra rainha do surf, que conta com o campeão em título Cam Richards (EUA), Balaram Stack (EUA), Bruno Santos (BRA), Joel Parkinson (AUS), Noah Beschen (HAV), Rob Machado (EUA), Soli Bailey (AUS), Torrey Meister (HAV), Tosh Tudor (EUA), Anne dos Santos (BRA) e os portugueses João Maria Mendonça, Miguel Blanco, Nicolau von Rupp, Pedro Boonman e Tomás Valente.
O último competidor, que será convidado pela organização, e que costuma ser um nome sonante do surf mundial, ainda não foi anunciado.
Para além da edição de Carcavelos, 2026 assinala a internacionalização do Cascais Capítulo Perfeito, com a realização de dois eventos adicionais: em Moçambique, na Praia da Barra, com período de espera entre 12 de janeiro e 30 de março, e na Indonésia, em Desert Point, em Lombok, entre 01 e 15 de setembro.
