Mais

Svitolina encerra temporada 2025 antes do tempo: "Não estou no estado emocional certo"

Svitolina em ação
Svitolina em açãoReuters / Tingshu Wang

A ex-número três do mundo, Elina Svitolina, decidiu terminar a sua temporada mais cedo para se dedicar à saúde mental, afirmando que não está no "estado emocional certo" para continuar.

Svitolina, que regressou ao circuito em 2023 após licença de maternidade, chegou aos quartos de final do Australian Open e do Roland Garros este ano, mas foi eliminada na 3.ª ronda de Wimbledon e caiu logo na estreia em Flushing Meadows.

A atual número 13 do mundo ajudou a Ucrânia a alcançar as meias-finais da Billie Jean King Cup, em que foi derrotada em três sets por Jasmine Paolini na semana passada.

"Ultimamente não tenho sentido que sou eu mesma. Não estou no estado emocional certo e não me sinto preparada para competir, por isso decidi terminar a temporada aqui," escreveu Svitolina no Instagram.

"Ao longo dos anos, aprendi que este desporto não se resume a dinheiro, fama ou classificações – trata-se de estar pronta para lutar e dar tudo de si. Neste momento, simplesmente não estou mental ou emocionalmente ao nível necessário para isso".

"Estou a dar-me o espaço que preciso para recuperar e recarregar energias, em vez de forçar o regresso e quando voltar ao court".

No mês passado, Svitolina revelou que foi alvo de insultos e ameaças de morte online após a derrota no Canadian Open antes do US Open, atribuindo esse comportamento "vergonhoso" a apostadores insatisfeitos.