Mais

Tatiana Pinto: "É difícil prever o que esperar do Benfica"

Tatiana Pinto assinou pela Juventus e vai defrontar o Benfica
Tatiana Pinto assinou pela Juventus e vai defrontar o BenficaJuventus FC

Tatiana Pinto vive uma nova etapa da carreira em Turim, depois de trocar o Atlético de Madrid pela Juventus no último verão. A internacional portuguesa prepara-se agora para reencontrar a antiga equipa e também o Benfica na Liga dos Campeões, numa liga que promete fortes emoções.

Acompanhe as incidências da partida

"Quando a Juventus te liga, simplesmente não podes dizer que não"

Tatiana Pinto é uma das jogadoras portuguesas mais experientes no panorama internacional. Este verão, a média portuguesa abraçou um novo desafio na carreira, ao deixar Madrid e o Atlético para rumar a Turim, onde passou a representar a Juventus.

"Sinto-me bem. Foi algo muito… inesperado, para ser honesta. Estava muito focada no Atlético e, quando surgiu esta oportunidade, aconteceu tudo muito depressa. Tive de tomar uma decisão que mudava a minha vida em apenas alguns dias. Foi difícil, porque deixei um lugar onde era feliz e onde me sentia em casa. Mas quando a Juventus te liga, simplesmente não podes dizer que não. Estou muito feliz. A equipa, o clube, o staff e as minhas colegas fizeram-me sentir muito bem acolhida, e tenho a certeza absoluta de que tomei a decisão certa", admitiu a jogadora, em declarações num encontro virtual com jornalistas, onde o Flashscore esteve presente.

Os números de Tatiana Pinto
Os números de Tatiana PintoFlashscore

"Tenho muita experiência em contextos diferentes, em vários clubes e países e acredito que também me tenham contratado por isso. Claro que ainda tenho muito para aprender, mas acredito que possuo esse know-how, essa capacidade de lidar com momentos de pressão e de competir ao mais alto nível, mesmo com a camisola da Seleção. Com Portugal, estamos habituadas a estar nesses palcos, e penso que foi por isso que me escolheram: posso trazer essa experiência e partilhá-la com as outras jogadoras", sublinhou.

"Queria jogar contra o Atlético e contra o Benfica"

Quis o destino que Tatiana Pinto voltasse a cruzar-se com o Atlético de Madrid na Liga dos Campeões. A Juventus vai medir forças com a antiga equipa da internacional portuguesa na fase de liga da maior competição europeia de clubes, num grupo onde a vecchia signora também tem encontro marcado com o Benfica.

Assumidamente adepta do Sporting, a média lusa recebeu com satisfação o sorteio da Champions, que lhe proporcionará reencontros especiais e desafios de alto nível.

"Na verdade, queria jogar contra as duas equipas. Até previ que isso pudesse acontecer e tive sorte. Fico contente. São dois clubes fantásticos, com muitas jogadoras de qualidade. Por isso, será certamente um desafio difícil. Nesta fase da Liga dos Campeões é sempre assim, é preciso ser competitivo, porque não há equipas fáceis", considerou.

"Estou ansiosa pelo jogo contra o Benfica. É público que sou adepta do Sporting, mas tenho muitas amigas - boas amigas - na equipa do Benfica, por isso seria injusto dizer que não gosto delas. Honestamente, apoio sempre as equipas portuguesas nas competições internacionais, seja o Sporting, o Benfica ou o SC Braga - não importa. Mas, neste caso, desejo-lhes sorte... só não contra a Juventus, porque quero vencer", sustentou.

Tatiana Pinto revelou ainda ter conversado com a compatriota Lúcia Alves sobre o reencontro e admitiu ser difícil antecipar que versão do Benfica surgirá em Turim, devido à mudança recente de treinador.

"É difícil prever o que esperar delas, até porque mudaram muito. Também trocaram de treinador este ano, o que é uma grande mudança. Mudar o treinador implica mudar ideias, estrutura... por isso, sinceramente, não sei bem o que esperar. Mas também não quero saber agora, porque temos uma equipa técnica excelente que analisa os adversários em detalhe", atirou.

"Sei que o Benfica gosta de ter a bola, de dominar o jogo - estão habituadas a isso na liga portuguesa -, mas a Champions é um contexto diferente. Também sei que não começaram da melhor forma, nem na Supertaça nem no campeonato, mas acho que é normal quando há uma mudança de treinador. É preciso tempo para assimilar novas ideias e entrosar-se com novas jogadoras. Tenho a certeza de que virão muito motivadas, com vontade de mostrar qualidade, ainda por cima num palco bonito como o Allianz Stadium. Vai ser, sem dúvida, um jogo difícil", reforçou.

"Ganhar a Champions seria um dos maiores feitos da minha carreira"

A internacional portuguesa considera que o novo formato da Liga dos Campeões é uma evolução positiva para o futebol feminino.

“Acho que é um bom formato para nós. É mais equilibrado e mais justo, e oferece mais oportunidades de seguir em frente”, explicou a jogadora da Juventus, sublinhando que o novo modelo “torna a competição mais competitiva e interessante”.

Os próximos jogos da Juventus
Os próximos jogos da JuventusFlashscore

Com a fase de liga prestes a arrancar, Tatiana Pinto mostra-se entusiasmada com o desafio e não esconde a ambição de lutar pelo troféu.

“Ganhar a Champions seria um dos maiores feitos da minha carreira. Todas as grandes jogadoras sonham em disputar as melhores competições e vencê-las. Aqui na Juventus, queremos ganhar sempre. Sabemos que nem sempre é possível, mas entramos em cada jogo com esse objetivo.”