Mais

Teddy Riner e Paris SG vencem a Liga dos Campeões de judo

Teddy Riner e Paris SG no topo da lista
Teddy Riner e Paris SG no topo da listaJack GUEZ / AFP
Teddy Riner e o seu clube, Paris SG Judo, venceram a Liga dos Campeões em Montpellier, este sábado, com o pentacampeão olímpico a vencer o seu único combate no regresso à competição, cinco meses após os Jogos de Paris.

A lenda do judo francês, cuja participação na prova foi anunciada na sexta-feira, para surpresa geral, subiu ao tapete apenas uma vez, na final entre o PSG e o Estrela Vermelha de Belgrado.

O adversário foi o cubano Andy Granda, campeão mundial em 2022 e quinto classificado no último Campeonato do Mundo de 2024, bem como nos Jogos Olímpicos de Paris.

Após cinco meses sem competir, Teddy Riner foi aplaudido de pé quando subiu ao tapete, mas estava compreensivelmente longe do seu melhor. No entanto, ao fim de mais de oito minutos de um combate duro mas pouco espetacular, venceu.

A vitória de Riner foi um ponto a favor do PSG, que apresentou uma equipa muito forte e acabou por vencer a final por 4-0.

Antes, o clube da capital, apoiado por 120 jovens adeptos que tinham viajado especialmente de Paris com bandeiras do clube, tinha vencido o Asnières por 4-1 nos quartos de final, com uma vitória de Romane Dicko, que também estava de regresso à competição depois de ter conquistado uma medalha de bronze olímpica.

Na final contra o Belgrado, Romane Dicko também triunfou, vencendo os dois combates por ippon e ficando menos de um minuto no tapete.

Depois, nas meias-finais, o clube da capital derrotou o Judo Ucrânia por 4-0. Riner, que venceu as provas de +100 kg e por equipas em Paris, não participou nas duas primeiras rondas da competição, que se realizaram no Estádio FDI de Montpellier.

Inicialmente, o pentacampeão olímpico não tinha sido anunciado na lista de convocados do PSG para a competição, uma vez que não tinha prolongado o seu contrato com o clube parisiense, que expirava a 31 de agosto. Mas um acordo de prorrogação, cuja duração não foi especificada, foi finalmente alcançado, para permitir que o judoca participasse do torneio de fim de ano.

Riner, de 35 anos, manifestou o desejo de prosseguir a sua carreira até aos Jogos de Los Angeles em 2028.


Menções