Mais

Roger Federer será um dos pilotos no arranque das 24 Horas de Le Mans

Roger Federer vai pilotar na famosa corrida das 24 horas de Le Mans
Roger Federer vai pilotar na famosa corrida das 24 horas de Le MansMERYL CURTAT/Hans LucasHans Lucas via AFP

O antigo tenista suíço Roger Federer será o piloto de honra da 93.ª edição das 24 Horas de Le Mans, no sábado, 14 de junho, anunciaram os organizadores da corrida.

Federer é um dos maiores tenistas de todos os tempos, tendo vencido 20 torneios do Grand Slam e ocupado a posição de número um do mundo durante 310 semanas.

"É uma grande honra ser convidado a participar nas 24 Horas de Le Mans, uma corrida icónica mas extremamente exigente. Sempre me fascinou o empenho, a precisão e a resiliência que esta corrida exige. Estar no centro deste evento emblemático será uma experiência inesquecível", afirmou o tenista de 43 anos, que termina a sua carreira em 2022.

Todos os anos, o papel de starter oficial é atribuído a uma personalidade internacional de renome, cuja presença confere um charme único à lendária corrida. Assim, em 2025, Roger Federer baixará a bandeira para dar início à maior prova de resistência do mundo, um evento que promete ser cheio de emoção.

É de salientar que o suíço é o segundo membro dos chamados Três Grandes tenistas a ser nomeado titular de Le Mans. Em 2018, essa honra coube ao seu eterno rival, o espanhol Rafael Nadal.

A 93-ª edição das 24 Horas de Le Mans realiza-se de 11 a 15 de junho e conta com o regresso de alguns dos principais construtores da classe Hypercar: Aston Martin, Alpine, BMW, Cadillac, Ferrari, Peugeot, Porsche e Toyota.

As 24 Horas de Le Mans são a corrida de resistência mais antiga do mundo, que remonta a 1923. É disputada no Circuito de la Sarthe, cuja etapa decorre num circuito fechado e em estradas públicas. Tem atualmente 13.626 metros de comprimento, o que a torna a mais longa de todo o calendário do FIA WEC. O desafio consiste em completar o maior número de voltas possível num período exato de 24 horas. A prova é disputada por equipas de três elementos.