Recorde as incidências da partida
A número cinco mundial, cujo treinador Stefano Vukov continua suspenso por alegadamente ter violado o código de conduta da WTA, venceu Jabeur por 6-2, 4-6, 7-6(4).
A cazaque Rybakina falhou dois match points no 12.º jogo do terceiro set, mas manteve a calma para vencer o desafio de Jabeur, três vezes finalista do Grand Slam.
A campeã de Wimbledon de 2022 vai enfrentar a suíça Belinda Bencic por um lugar na final.
Bencic alcançou a sua primeira meia-final do WTA Tour desde que regressou da licença de maternidade, com uma vitória por 7-5 e 6-3 sobre Marketa Vondrousova, numa repetição da final dos Jogos Olímpicos de Tóquio ganha pela suíça.
"Estava realmente preocupada que a velocidade da bola e a velocidade com que as raparigas estão a servir agora, a devolver e tudo o mais, fosse talvez um pouco demais ou um pouco cedo demais para mim", disse Bencic, que deu à luz a sua filha em abril passado.
"Mas também sou uma pessoa que joga rápido e estou feliz por ver que não é uma diferença assim tão grande", acrescentou.
A americana Ashlyn Krueger, número 51 do mundo, também chegou às meias-finais, graças a uma vitória por 7-5, 4-6 e 6-2 sobre Leylah Fernandez.
Krueger vai defrontar a checa Linda Noskova, que derrotou Magda Linette (32) por 6-4 e 6-3 no último jogo dos quartos de final.