Rune, que estava classificado em 4º lugar no torneio, tinha garantido o seu lugar na segunda ronda do torneio depois de ter vencido por 7-6 e 6-3 na primeira ronda contra Roberto Carballes Baeno.
Mas no seu jogo da segunda ronda contra Brandon Nakashima, que nunca tinha derrotado, Rune parecia completamente fora de si e fez uma figura triste no primeiro set do jogo, em que Nakashima rapidamente abriu uma vantagem de 3-0.
Agora, Rune revelou o que esteve na base da sua exibição.
"Furioso e muito triste ao mesmo tempo", escreveu Rune no X. "Tive uma intoxicação alimentar e não pude jogar. Um dos meus sítios preferidos é o México e adoro este torneio. Não é de todo a forma como queria que terminasse", acrescentou.
Também Casper Ruud e Tommy Paul foram forçados a desistir do torneio em circunstâncias semelhantes.
Rune também perdeu na primeira ronda do torneio ATP de Buenos Aires, quando caiu na primeira ronda diante de Mariano Navone por 6-1 e 7-6, e mais tarde revelou que tinha apanhado um vírus no torneio anterior, em Roterdão, e que estava com febre.
"Olhando para trás, acho que era demasiado cedo para jogar depois da gripe que tive na semana passada. O meu ombro não estava a funcionar e todo o corpo parecia extremamente vulnerável. Agora, vou tirar o tempo necessário para descansar. Quando o corpo não está bem, o cérebro desliga-se e lamento muito não ter conseguido dar o que queria em campo. Desculpa, Argentina", escreveu na altura no X.
Rune vai agora tentar recuperar antes do torneio ATP 1000 de Indian Wells, em março.