Recorde as incidências da partida
Tien, 83.º do ranking mundial, derrotou "Sascha", que era o cabeça de série do torneio, em uma hora e 28 minutos.
No primeiro set, o americano salvou dois break points e converteu o único que teve a seu favor.
No segundo set, o alemão parecia ter nivelado a ação. Conseguiu um break, teve uma vantagem de 4-1 e fez seis ases. Mas depois começou a jogar de forma muito irregular e o seu adversário quebrou duas vezes para vencer.
"Senti os nervos, tentei escondê-los o melhor que pude e concentrar-me no que posso controlar para ficar calmo", disse Tien depois de consumar a reviravolta sobre Zverev.
O americano de 19 anos conquistou a sua segunda vitória sobre um jogador do top 10 este ano. Na segunda ronda do Open da Austrália, derrotou o russo Daniil Medvedev.
Alexander sofreu sua terceira eliminação precoce na digressão latino-americana da ATP. Ele já havia perdido nos quartos-de-final em Buenos Aires e no Rio de Janeiro - onde também era o cabeça-de-chave número um - para os argentinos Francisco Cerúndolo e Francisco Comesaña, respetivamente.
A eliminação do jogador de Hamburgo acontece num dia em que três cabeças-de-série tiveram de desistir devido a problemas de estômago: o norueguês Casper Ruud, o americano Tommy Paul e o dinamarquês Holger Rune.
Para além disso, o quinto cabeça de série Ben Shelton foi eliminado pelo belga David Goffin, que levou a melhor (7-6/7-3, 6-3).