Kecmanovic - Korda 3:6, 6:7
Sebastian Korda registou uma série de oito vitórias em agosto passado, quando ganhou o seu segundo e mais valioso título até à data no Pentatlo de Washington e avançou para as meias-finais do Masters de Montreal. Mas depois perdeu três dos seus quatro jogos e não joga desde que perdeu na segunda ronda do Open dos Estados Unidos para Tomas Machac. Em outubro, foi submetido a uma cirurgia ao cotovelo e a sua época terminou.
Apesar de ter desistido do primeiro torneio da época de 2025, em Brisbane, no dia de abertura, já disputou o seu segundo evento programado e está em muito boa forma. Em Adelaide, duas boas prestações foram suficientes para chegar à final: depois de um empate livre na primeira ronda, uma vitória sobre o espanhol Alejandro Davidovich e a desistência de Thanasi Kokkinakis, chegou às meias-finais contra Mimir Kecmanovic.
Korda apresentou um jogo muito ativo na sua segunda participação após uma pausa de quatro meses. Superou o seu adversário em 37:10 nas pancadas vencedoras, cometendo apenas 24 erros não forçados, não enfrentando um break point e vencendo por 6:3, 7:6 após 78 minutos de jogo. Vingou a derrota do único encontro anterior em Miami 2022 contra o sérvio, um ano mais velho.
O americano de 24 anos, filho do antigo número dois mundial Peter Korda, avançou para a sua 9.ª final. Só triunfou em Parma 2021 e Washington 2024, tendo chegado à final em Adelaide há dois anos, quando falhou um match point contra Novak Djokovic.
Auger-Aliassime - Paul 7:6, 3:6, 6:4
Este ano, Korda vai desafiar Félix Auger-Aliassime na final de sábado, que perdeu o seu último encontro na final de Antuérpia em 2022. O seu único sucesso contra o seu homólogo canadiano aconteceu alguns meses antes, na terra batida do Estoril.
Auger-Aliassime, de 24 anos, já disputou cinco jogos este ano, incluindo a United Cup, tendo vencido quatro e pela terceira vez após uma batalha de três sets. Na sua primeira meia-final desde os Jogos Olímpicos de Paris do ano passado, onde ganhou uma medalha de bronze, derrotou o cabeça de série Tommy Paul por 7-6, 3-6 e 6-4, negando ao americano a sua primeira entrada no top 10.
"Foi física e mentalmente muito duro. Foi um jogo de baloiço. Nenhum de nós mostrou o seu melhor jogo, mas às vezes temos de lutar com o que temos e tentar encontrar uma forma de o ultrapassar. E estou muito feliz por o ter feito", comentou Auger-Aliassime, antigo n.º 6 e atual n.º 29 do mundo.
Contra Korda, o tenista canadiano vai tentar melhorar um registo final pouco lisonjeiro de 5-10. Ganhou quatro troféus em 2022, tendo-se regozijado pela última vez em Basileia, em outubro de 2023.
A final será um ensaio geral para ambos no Open da Austrália. Korda defrontará o qualifier eslovaco Lukas Klein em Melbourne, enquanto Auger-Aliassime enfrentará o alemão Jan-Lennard Struff na primeira ronda.