Mais

Open da Austrália: Keys dá a volta a Svitolina e garante lugar nas meias-finais

Madison Keys comemora o match point contra Elina Svitolina
Madison Keys comemora o match point contra Elina SvitolinaAdrian Dennis / AFP
Madison Keys recuperou de um set de desvantagem para atingir as meias-finais do Open da Austrália, derrotando a ucraniana Elina Svitolina (30) por 3-6, 6-3 e 6-4.

Reveja aqui as principais incidências da partida

A norte-americana, 19.ª cabeça de série, apurou-se para os quartos de final no Melbourne Park pela terceira vez, 10 anos depois da primeira, onde vai defrontar Iga Swiatek por um lugar na final. Keys, que fará 30 anos no próximo mês, lidera o WTA Tour com 12 vitórias esta época e está agora numa série invicta de 10 jogos depois de ter conquistado o título de Adelaide.

Ainda assim, a norte-americana teve de mostrar a sua resiliência para lutar contra Svitolina, que esteve em vantagem nos primeiros tempos.

"Senti que tinha de começar a jogar de forma um pouco mais agressiva e tentar chegar à rede um pouco mais depressa", admitiu Keys, que passou pelas antigas finalistas de Melbourne , Elena Rybakina e Danielle Collins, a caminho dos oitavos de final: "Ela estava a controlar muitos dos pontos e a fazer-me correr. Por isso, senti que precisava de tentar obter a vantagem um pouco mais depressa.

"E, felizmente, consegui fazê-lo", acrescentou Keys, que derrotou a número seis mundial Jessica Pegula na final de Adelaide e vai agora regressar ao top 10 da classificação.

O primeiro set começou de forma cautelosa até ao oitavo jogo, quando Svitolina converteu o seu primeiro break point quando Keys foi longa para assumir uma vantagem de 5-3. Svitolina criou três set points com um ás e selou a vitória em 33 minutos, quando Keys fez um ponto.

Keys, que estava a jogar defensivamente no primeiro set, aumentou o seu ritmo no início do segundo. A norte-americana criou três pontos de break no quarto jogo, mas Svitolina conseguiu-os com segurança, o terceiro através de um voleio de reflexo relâmpago na rede.

Keys não se deixou negar, criando mais dois pontos de break a 3-2, garantindo o segundo com um winner de forehand a partir da linha de fundo e servindo para empatar o encontro após 76 minutos.

Com apenas um único serviço perdido para cada uma, o próximo break seria provavelmente o mais importante. Keys criou mais duas oportunidades para quebrar a 2-2, saltando sobre a segunda com um winner de backhand para passar para a frente.

Os triunfos continuaram a suceder-se e Keys garantiu o seu lugar entre as quatro finalistas em uma hora e 53 minutos.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore