Ténis: Bia Haddad cai na estreia em Adelaide com reviravolta

Bia voltou a sofrer com o serviço
Bia voltou a sofrer com o serviçoMichael ERREY / AFP / AFP / Profimedia

Em sua estreia na temporada de 2026, Beatriz Haddad Maia foi derrotada com reviravolta diante da jovem canadiana Victoria Mboko, na primeira ronda do WTA 500 de Adelaide.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Mboko, 17ª do ranking, venceu Bia na noite deste domingo com parciais de 5-7, 6-3 e 6-2, em 2:11 horas.

Este foi o primeiro jogo da brasileira após 4 meses de ausência no WTA tour. Bia exibiu um nível de competitividade superior ao apresentado em grande parte de 2025, mas não conseguiu superar a atual campeã do WTA 1000 de Montreal.

O confronto marcou o fim de um hiato competitivo para a brasileira, que não entrava em quadra desde setembro de 2025. Atual número 58 do ranking, Bia encerrou a última temporada precocemente para priorizar sua saúde física e mental. Além do descanso, a paulistana de 29 anos revelou ter realizado um tratamento de saúde reprodutiva.

No primeiro set, a canhota brasileira demonstrou solidez. Pressionou bastante o serviço de Mboko, foi firme no fundo de quadra e prevaleceu nos momentos decisivos, garantindo duas quebras para fechar a 1ª parcial. A partir do segundo set, porém, o serviço de Bia Haddad voltou a ser problema.

O primeiro serviço caiu de 79% de aproveitamento no set inicial para apenas 47%. O segundo serviço despencou de 50% para 25%. Vulnerável, Bia sofreu três quebras na segunda parcial. Mboko aproveitou a oscilação para empatar o jogo.

No set decisivo, embora Bia tenha recuperado a precisão do primeiro serviço (82%), a fragilidade na segunda bola (apenas 30% de pontos vencidos) continuou a puni-la. Mboko, demonstrando maturidade tática, manteve-se agressiva e conquistou uma quebra de zero no quarto game.

Sem dar chances de reação, a canadense anotou novo break no sétimo game para selar a vitória.