Alcaraz, atualmente em terceiro lugar no ranking mundial, tinha vencido Ben Shelton dois dias antes, no seu primeiro jogo de ténis no emblemático Madison Square Garden de Nova Iorque desde 2018.
Em Charlotte, foi Tiafoe, 18.º do ranking ATP, que conquistou uma vitória por 5-7 (11-9) e 6-1, num duelo entre dois dos jogadores mais carismáticos do court, que se desafiaram mutuamente com malabarismos e golpes extravagantes.
"Já era altura de este tipo perder. Não lhe fazia mal nenhum fazer isso de vez em quando", brincou após a partida Tiafoe, que Alcaraz eliminou nas meias-finais do US Open de 2022 e na terceira ronda de Wimbledon deste ano.
Tiafoe "está sempre a sorrir, a brincar, a criar um bom ambiente com toda a gente. Ele é parecido comigo, por isso temos uma óptima relação. Foi um grande prazer estar aqui com ele", disse Alcaraz sobre o seu adversário, que jogou com a camisola dos Charlotte Hornets, a sua equipa de origem na NBA.
Alcaraz, vencedor de quatro títulos do Grand Slam, está a preparar-se para atacar o Open da Austrália em janeiro próximo, o único grande torneio que ainda não ganhou.
O espetáculo no Spectrum Center em Charlotte também incluiu o jogo feminino, que a americana Madison Keys venceu por 7-5, 6-3 contra a compatriota Sloane Stephens.