Reveja aqui as principais incidências da partida
Ruud, vencedor do Masters 1000 de Madrid há dez dias, levou a melhor sobre o espanhol Jaume Munar, 66.º do ranking mundial, em dois sets: 6-3 e 6-4.
O jogo estava inicialmente previsto para o final da sessão nocturna de terça-feira, mas como o programa do dia foi perturbado por uma longa interrupção de quase três horas devido a uma violenta trovoada, os organizadores adiaram-no para quarta-feira.
Enquanto Ruud jogava os oitavos de final, o seu próximo adversário, Sinner, teve um dia de folga, que aproveitou para se encontrar com o novo Papa Leão XIV no Vaticano, um fã de ténis a quem ofereceu uma raquete de ténis.
Sinner, de 23 anos, está a disputar o seu primeiro torneio em Roma desde o fim da sua suspensão de três meses na sequência de dois testes positivos de doping para um anabolizante em março de 2024, que foram atribuídos a uma contaminação acidental através do seu fisioterapeuta.
Ruud, de 26 anos, nunca venceu Sinner em três encontros, mas este será o primeiro duelo em terra batida, a superfície de eleição do norueguês, duas vezes finalista em Roland Garros (2022, 23).