Mais

Open da Austrália: Jannik Sinner implacável vence Zverev e mantém o título (3-0)

Atualizado
Jannik Sinner demasiado forte para Zverev
Jannik Sinner demasiado forte para Zverev DAVID GRAY / AFP
Demasiado sólido e indiscutivelmente o melhor nos pontos importantes, Jannik Sinner superou logicamente Alexander Zverev na final do Open da Austrália. O italiano conservou o seu título e reafirmou o seu domínio no ATP Tour.

Recorde as incidências do encontro

Depois de um torneio muito disputado, o Open da Austrália oferecia ainda uma final entre os dois primeiros classificados. Jannik Sinner era o favorito lógico, já que era o atual campeão, o número 1 do mundo e o melhor jogador do mundo em piso duro, mas havia algumas fendas na sua armadura, e Alexander Zverev, ainda em busca do seu primeiro título do Grand Slam, estava determinado a tirar partido disso, dada a sua vantagem nos confrontos diretos.

E não demorou muito para que o alemão conseguisse fazer a bola rolar, mas ainda parecia estar um passo atrás, e logo teve que salvar dois break points no quarto jogo, sem realmente conseguir incomodar o rival nos seus break points. Sinner aumentou a velocidade no 4-3, ganhando vários pontos de break antes de finalmente levar a melhor. Um último jogo branco depois, o n.º 1 do mundo tinha conquistado o primeiro set e estava já a caminho da vitória final.

Nesta altura, Zverev estava claramente nas cordas e continuava a salvar break points, mas Sinner estava a pressionar muito e o alemão estava perto de quebrar o seu serviço, passando cada vez menos nos primeiros serviços. Mesmo assim, continuava na liderança, pressionando para evitar um tiebreak. Sólido, Sinner foi para o tiebreak, ganhando um grande ponto no 6-5, 30-30.

E no tiebreak, enquanto o alemão se mantinha firme e estava ao seu melhor nível, o italiano teve a sua sorte com um golpe na rede a 4-4, antes de finalizar nos seus dois serviços. Foi um duro golpe para Zverev, pois em poucos minutos as suas esperanças pareciam ter sido destruídas.

E quando, depois de ter resistido, cedeu finalmente o seu serviço no sexto jogo do terceiro set, não foi uma surpresa, mas sim uma confirmação: o italiano não era o número 1 do mundo à toa. E aguentou o último esforço do seu rival para terminar no topo. Jannik Sinner venceu por 6-3, 7-6(4) e 6-3 para manter o título do Open da Austrália.

Demasiado forte para a concorrência, o italiano continua a ser o mestre dos pisos duros. Para Zverev, o primeiro Grand Slam terá de esperar. Como acontece com demasiada frequência, o alemão falhou a última etapa, derrotado por um adversário que continua a ser o mestre do ténis mundial.

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaFlashscore