Mais

Opinião: O nível de alerta foi atingido, Daniil Medvedev já não responde

Mais uma explosão de Daniil Medvedev, destruindo a raquete
Mais uma explosão de Daniil Medvedev, destruindo a raqueteCHARLY TRIBALLEAU / AFP

Eliminado pela terceira vez consecutiva na primeira ronda de um Grand Slam, Daniil Medvedev voltou a mostrar um perfil preocupante, com mais uma explosão. Há dois anos que o russo não ganha um único torneio e o seu papel de "bad boy" parece ter levado a melhor.

Sejamos realistas: se Daniil Medvedev não existisse, teríamos de o inventar. Brilhante e exasperante, o russo é um grande entertainer, mesmo que o seu caráter o tenha impedido de acrescentar mais Majors à sua lista de honras.

Mas este ano, é difícil ver o homem que foi número 1 do mundo há apenas 3 anos. No Grand Slam, Medvedev ganhou apenas um jogo, a primeira ronda na Austrália. A sua vítima? Kasidit Samrej, classificado em 318.º lugar no ranking mundial. O resto foi um desastre: Cam Norrie eliminou-o logo no início em Roland Garros e Benjamin Bonzi caiu de cara em Wimbledon e no Open dos Estados Unidos.

Está na altura de mudar?

Será que Medvedev precisa de renovar a sua equipa? Gilles Cervera levou-o ao topo do ranking e conseguiu o que muitos outros, a começar por Alexander Zverev e Stefanos Tsitsipas, não conseguiram: ganhar um Grand Slam.

Mas há mais de dois anos que Medvedev não está ao nível exigido, o nível que era efetivamente o seu quando ganhou o ATP Finals em 2020 e o US Open no ano seguinte. Os números são avassaladores. Décimo terceiro do mundo à entrada do Grand Slam de Nova Iorque, só tinha vencido dois jogadores do Top 30 este ano e tinha registado 18 derrotas contra 26 vitórias. Como resultado, não tinha caído abaixo da taxa de sucesso de 70% desde 2018. Na noite da primeira ronda do US Open, é agora o 16.º na classificação ATP e o 21.º para o Masters. A sua ausência já é uma realidade, a primeira após 6 participações consecutivas.

Mentalmente, o russo está a perder força. Desde a sua vitória em Roma, em maio de 2023, apesar de detestar o barro, perdeu todas as suas 6 finais, a última das quais em relva, em Halle, contra Alexander Bublik. Assim que um grão de areia entra no mecanismo, como foi o caso contra Bonzi, quando deixou explodir a sua raiva contra um fotógrafo, Medvedev já não se consegue conter. O papel de bad boy é um papel que lhe agrada imenso, mas que o ultrapassa quando Novak Djokovic se transcende a si próprio quando veste o fato de Djoker.

A situação chamou a atenção de Boris Becker no X: "Chama-se a isto um 'colapso público'. Acho que ele precisa de ajuda profissional?!?" Antigo número 4 do mundo, treinador de sucesso e coautor do livro "Winning ugly" sobre a importância da mente para vencer quando o físico e a técnica não estão no seu melhor, Brad Gilbert respondeu a Boom-Boom, observando que Medvedev tinha feito "a mesma coisa depois da derrota em Washington, também se desmoronou completamente. Concordo, ele precisa mesmo de ajuda."