Recorde as incidências da partida
Carlos Alcaraz, o atual campeão, parecia estar a ter dificuldades no Open de França deste ano. Mas na terça-feira à noite, num jogo de demonstração contra Tommy Paul, o espanhol lembrou a todos que é o mestre da terra batida. E esta meia-final contra Lorenzo Musetti, que Alcaraz tinha dominado nesta superfície duas vezes esta época, oferecia pouco suspense no papel. Tudo o que restava era a gloriosa incerteza do desporto...
O início do encontro seguiu um padrão familiar, com o italiano a servir primeiro e a fazer tudo para manter a vantagem. Foi uma tarefa complicada, mas que ele cumpriu de forma brilhante, salvando esporadicamente alguns break points. Do outro lado do court, Alcaraz continuava a parecer demasiado controlado, sem nunca deixar de atacar, mas estava no controlo. Só que, quando estava a servir para se manter no set, cedeu subitamente, cometeu vários erros não forçados e, surpreendentemente, perdeu o primeiro set.
Este foi o sinal de alerta para o atual campeão, que aumentou o volume na devolução e quebrou no terceiro jogo. Mas quando se pensava que a máquina tinha sido posta em movimento, Musetti recuperou imediatamente o controlo do encontro. O italiano era quem mandava no court. E era claro, ponto a ponto, que este set podia contar a dobrar. Alcaraz atacou a 4-4 e teve vários pontos de break, mas sem sucesso. Mas, a 5-5, finalmente acertou na rede, quebrou novamente... e cedeu a liderança mais uma vez. Felizmente para ele, finalmente libertou-se, voou no tiebreak e pareceu dar a volta ao jogo.
E tal como a forma do jogo poderia ter sugerido, Musetti levou muito a peito a perda do segundo set. Tanto que desistiu do seu serviço uma vez, depois duas, mas o italiano estava a afundar-se fisicamente de corpo e alma, e não conseguiu escapar à bolha em 24 minutos. O treinador podia entrar e tratar do transalpino, mas o destino do encontro parecia estar decidido.
E, ao fim de dois jogos, Lorenzo Musetti desistiu e concedeu a derrota por 4-6, 7-6 (3), 6-0, 2-0 ab. A decisão pode ter sido renhida, mas Carlos Alcaraz manteve a coragem e será sem dúvida um adversário de peso na final de domingo.