O campeão em título, Sinner, dominou impiedosamente o qualifier Terence Atmane, 136.º classificado, 7-6 (7/4) e 6-2, enquanto o espanhol Alcaraz, segundo cabeça de série, derrotou um debilitado Alexander Zverev, que estava a sofrer muito com o calor e a humidade de 32 graus Celsius, por 6-4 e 6-3.
Alcaraz e Sinner disputaram troféus esta época em Roma, Roland Garros e Wimbledon, com o italiano a vencer o mais recente no All England Club no mês passado.
Sinner, que celebrava o seu 24.º aniversário, pôs fim à série de sonho do francês Atmane e vai agora tentar tornar-se o primeiro homem desde Roger Federer em 2014-15 a conquistar títulos consecutivos em Cincinnati.
O italiano, que está a preparar-se para o US Open no seu primeiro torneio desde que venceu Wimbledon, não perdeu nenhum set a caminho da final. "É um desafio muito, muito difícil sempre que se joga contra um novo adversário", disse: "Nas fases finais do torneio, a pressão está presente, eles merecem estar lá."
Alcaraz também vai disputar a sua segunda final em Cincy, depois de ter perdido para Novak Djokovic em 2023. O espanhol aumentou a sua liderança em vitórias em jogos da época ATP para 53 num ano de cinco títulos.
Alcaraz quebrou Zverev uma vez no set de abertura para o conquistar, antes de o alemão, que é diabético, se começar a sentir mal e ter de fazer uma pausa médica fora do court após o terceiro jogo do segundo set.
Zverev, que se retirou em apenas dois jogos desde 2014, regressou para terminar o que foi um encontro irregular de Alcaraz, que cometeu dupla falta quatro vezes no segundo jogo do segundo set, mas ganhou os últimos 12 pontos com Zverev a correr no limite.
“Começámos bem, com boas trocas de bola, um bom nível”, disse: “De repente, ele sentiu-se mal e eu estava a pensar mais em como ele se estava a sentir em vez de jogar bom ténis. Foi difícil e só lhe desejo tudo de bom.”
Alcaraz disse que está ansioso por tentar vingar-se de Sinner em Wimbledon na final pouco ortodoxa de segunda-feira.
“Damos sempre o nosso melhor ténis. Elevamos o nível um do outro. Estou pronto para aceitar o desafio”, atirou: “Vou tentar ajustar melhor o meu jogo e corrigir o que fiz de errado no nosso último encontro. Quero estar pronto com o meu 100%. Mentalmente vou estar pronto – estou entusiasmado para segunda-feira.”
"A pressão estava sobre mim"
Atmane deu ao aniversariante Sinner uma carta Pokémon pouco antes de entrarem em court, mas estava com menos vontade de dar presentes quando começaram a jogar. Mas o italiano cedeu apenas três pontos nos seus primeiros seis jogos de serviço e foram para o desempate sem que nenhum dos dois tivesse enfrentado um break point.
Atmane cometeu uma dupla falta no primeiro ponto do desempate e Sinner disparou, abrindo uma vantagem de 5-2 e fechando o set na sua segunda oportunidade.
A minha experiência ajudou no primeiro set", afirmou: "Estou muito feliz por chegar a outra final. Tentei concentrar-me em mim, na forma como costumo jogar, e depois tentar adaptar-me um pouco ao estilo de jogo dele. E foi exatamente isso que fiz hoje. A pressão estava sobre mim. Isso é normal na posição em que me encontro – ele estava pronto para lutar. O meu objetivo sempre foi o US Open, mas temos trabalhado aqui, no ginásio e nos treinos. Só espero estar pronto para Nova Iorque."
Sinner mostrou um primeiro sinal de vulnerabilidade quando precisou de cinco pontos de jogo para segurar o serviço no jogo de abertura do segundo set. Mas foi o mais perto que Atmane esteve do seu serviço e Sinner quebrou o francês para fazer 3-1 e voltou a quebrar para selar o encontro.
Atmane, que está projetado para entrar no top 70 do ranking mundial, tornou-se a 22.ª vítima francesa consecutiva de Sinner desde maio de 2021, quando perdeu para Arthur Rinderknech em Lyon.