Richard Gasquet já anunciou que vai fechar o livro da carreira no próximo Open de França. O fim de uma carreira em declive suave para um jogador notável do século XXI, que ainda tinha alguns desafios pela frente, a começar pelo primeiro Grand Slam da temporada, o Open da Austrália.
Mas, embora a Federação Francesa de Ténis tenha um wildcard para este torneio, em virtude das trocas com a congénere australiana, confiou-o a Lucas Pouille. Por conseguinte, o veterano tenista, de 38 anos, teve de passar pela fase de qualificação, com todas as dúvidas que isso implica.
Infelizmente, a desilusão chegou logo na primeira ronda. Confrontado com o croata Duje Ajduković, de ranking inferior mas em ascensão aos 23 anos, o francês não desiludiu, empurrando o rival para um tiebreak no primeiro set, depois de ter recuperado de uma desvantagem de um break, e chegando mesmo a liderar no segundo, foi demasiado fraco para aguentar. A vitória da juventude sobre a experiência.
Derrotado por 7-6(4) e 6-3 após 1 hora e 39 minutos de batalha, Richard Gasquet despediu-se do Open da Austrália. Ainda tem alguns desafios pela frente, nomeadamente em casa, em Montpellier, dentro de duas semanas, mas no que diz respeito aos torneios do Grand Slam, Richie só voltará a ser visto em Roland Garros. O fim está próximo...