Recorde as incidências da partida
Aos 38 anos e seis meses, Gaël Monfils é o segundo jogador mais velho da história a vencer um encontro no torneio da Florida.
O antigo número 1 do mundo Jimmy Connors, que venceu um encontro da segunda ronda em Miami, em 1992, com 39 anos e seis meses, é o único jogador à sua frente.
Após a vitória sobre Fábián Marozsán, que o derrotou no único encontro anterior, no início de 2024, Gaël Monfils vai defrontar na segunda ronda o checo Jiri Lehecka, 27.º do mundo e isento da primeira ronda, devido ao seu estatuto de cabeça de série.
No court central de Miami, esta quarta-feira, Monfils começou por infligir um break e dois shutouts ao seu adversário, para rapidamente assumir uma vantagem de 3-0. Com exceção do quinto jogo, em que o francês teve de evitar quatro break points, o final do set decorreu sem problemas para Monfils, que venceu por 6-3 em menos de meia hora.
No segundo set, no entanto, foi Fábián Marozsán quem quebrou primeiro para se apoderar de uma vantagem de 4-2 e empatar o encontro a um set cada, com o mesmo resultado do primeiro set.
Depois dos quartos de final em Miami em 2016, Monfils voltou a liderar por 3-0 no set decisivo, mas desta vez Marozsán conseguiu um break para empatar a partida a 4-4. O francês conseguiu então uma quebra de serviço e um break para concluir o encontro em 1 hora e 44 minutos, por 6-3, 3-6 e 6-4.
O seu compatriota Corentin Moutet (76.º) também se qualificou para a segunda ronda em Miami esta quarta-feira, graças a uma vitória por 7-6(5) e 6-4 sobre o qualifier belga Alexander Blockx (163.º).
Vai defrontar o chileno Alejandro Tabilo (31.º) na 2.ª ronda.