Ténis: ATP reduz o número de torneios obrigatórios para os melhores tenistas

ATP reduz o número de torneios obrigatórios para os melhores tenistas
ATP reduz o número de torneios obrigatórios para os melhores tenistasMARCO BERTORELLO / AFP

A ATP, entidade responsável pelo circuito masculino de ténis, anunciou esta quinta-feira uma diminuição do número de torneios obrigatórios em que os melhores tenistas devem participar, na sequência das frequentes críticas destes ao calendário, que consideram demasiado preenchido.

A partir de 2026, os 30 primeiros classificados da ATP no final da temporada anterior terão de disputar um mínimo de quatro torneios da categoria ATP 500, menos um do que era exigido até agora, informou o organismo em comunicado.

Além disso, os participantes em torneios Masters 1000 ou ATP 500 que abandonem a prova devido "ao nascimento ou à adoção de uma criança" não perderão os pontos conquistados até esse momento nessa competição.

A participação nos Masters 1000 (os torneios de segunda categoria, logo atrás dos quatro Grand Slam) e no Torneio dos Maestros, que reúne no final de cada ano os oito melhores tenistas da temporada, mantém-se obrigatória para os jogadores de topo.

No total de uma temporada, na classificação ATP dos melhores tenistas serão considerados os resultados em 18 torneios, em vez dos 19 atuais.

Com esta decisão, a ATP introduz alguma "flexibilidade no calendário" das estrelas do circuito, algumas delas até agora bastante críticas devido ao elevado número de encontros que têm de disputar todos os anos, apesar de alguns tenistas participarem em exibições lucrativas fora dos torneios tradicionais.

Outra das alterações anunciadas pela ATP é que a classificação que determina os oito tenistas que vão participar nas ATP Finals será encerrada uma semana antes, no final do Masters 1000 de Paris, a 8 de novembro.

A ATP vai também alargar o uso do videoárbitro a todos os torneios ATP 500 e, a partir de 2027, aos ATP 250.

Mantém-se igualmente a arbitragem eletrónica em todos os torneios, apesar das críticas de alguns tenistas quanto à sua fiabilidade, sobretudo em terra batida.


Menções