Recorde as incidências do encontro
O francês derrotou o belga Zizou Bergs, de 25 anos, por 6-3 e 6-4, eclipsando o suíço Roger Federer no palmarés, um dia antes da abertura do Open da Austrália em Melbourne.
Monfils conquistou o 13.º título da sua carreira e tornou-se o jogador mais velho a vencer uma final ATP desde o início da digressão em 1990.
Federer era dois meses mais novo quando venceu no Swiss Indoors em 2019. Gaël rugiu e exibiu-se para o público após a vitória.
O francês disse que estava orgulhoso de vencer numa idade em que outros geralmente penduram as raquetes: "A idade é um número, mas eu ainda estou a trabalhar", comemorou.
Monfils ganhou o seu primeiro título do ATP Tour em 2005. "Foi há 20 anos, ainda tenho a paixão de jogar ténis e ainda sinto que bato muito bem na bola, por isso espero que venham muitos mais", disse.
Em condições de calor, o francês desafiou a idade para se superar a Bergs, que disputava a sua primeira final.
O belga deixou escapar o seu serviço nos primeiros minutos de ambos os sets e não teve força para recuperar do serviço do seu adversário.
Com a vitória, G. Monfils sobe 11 lugares e passa a ser o 41.º do mundo, o que lhe dá uma vantagem em Melbourne, onde vai defrontar o compatriota Giovanni Mpetshi Perricard na primeira ronda do Open da Austrália.