Mais

Ténis: Naomi Osaka vence Alycia Parks e chega à primeira final desde 2022

Osaka está a uma vitória de acabar com a seca de títulos
Osaka está a uma vitória de acabar com a seca de títulosHannah Peters / Getty Images via AFP
A ex-número um mundial Naomi Osaka chegou à sua primeira final desde 2022, no sábado, ao vencer a norte-americana Alycia Parks no Auckland Classic.

Reveja aqui as principais incidências da partida

A japonesa, quatro vezes campeã do Grand Slam, venceu por 6-4 e 6-2 em mais um aumento de confiança antes do Open da Austrália, que começa a 12 de janeiro em Melbourne. Osaka estava a disputar a sua primeira meia-final desde 2022, depois de ter feito uma pausa no ténis e de se ter tornado mãe em 2023. Regressou ao desporto há um ano.

A tenista de 27 anos não mostrou sinais dos nervos que marcaram as suas três primeiras vitórias em Auckland, produzindo um desempenho clínico para marcar uma final no domingo contra Clara Tauson da Dinamarca.

"Nunca tinha chegado a uma final uma semana antes de Melbourne, por isso é a primeira vez na minha carreira", disse Osaka, duas vezes campeã do Open da Austrália e 57.ª do ranking: "Na minha cabeça, estou muito feliz. Mas há sempre coisas a melhorar constantemente para melhorar, independentemente da idade que se tem."

A potência e a precisão de Osaka revelaram-se demasiado fortes para a 78.ª classificada do ranking WTA.

A americana desvaneceu-se naquele que foi o seu segundo encontro do dia, depois de a chuva ter adiado os seus quartos de final na sexta-feira. Todas as quatro vitórias de Osaka esta semana foram contra adversárias classificadas abaixo dela, num torneio que não tem um sorteio forte.

Isso vai mudar na final contra Tauson, 50.ª classificada, que venceu a americana Robin Montgomery por 6-4 e 6-3 na outra meia-final. Anteriormente, Tauson derrotou a americana Madison Keys (6-4, 7-6) nos quartos de final, que foram interrompidos pela chuva na sexta-feira à noite.