Recorde as incidências da partida
Williams ainda mostrou alguns dos traços de talento que lhe valeram sete títulos de singulares do Grand Slam, mas acabou por perder fulgor, permitindo que a Linette, atualmente 52.ª do ranking, vencesse por 6-4, 4-6, 6-2.
Williams foi calorosamente aplaudida ao abandonar o court e segue agora para Hobart, onde irá disputar mais um torneio de preparação antes do primeiro Grand Slam do ano.
A norte-americana vai disputar o seu primeiro Open da Austrália em cinco anos e tornar-se-á a mulher mais velha de sempre a competir no torneio de Melbourne, depois de receber um convite especial.
Tem competido apenas de forma esporádica nos últimos anos e o encontro frente à polaca Linette foi o seu primeiro jogo oficial de singulares desde o US Open, em agosto.
Williams também foi eliminada na variante de pares em Auckland, na segunda-feira, ao lado da ucraniana Elina Svitolina.
Frente à Linette, de 33 anos, Williams conseguiu quatro ases no segundo set, forçando a decisão no terceiro.
No entanto, Williams, antiga número um mundial e atualmente 582.ª do ranking, perdeu gás no set decisivo, permitindo que Linette lhe quebrasse o serviço por duas vezes e garantisse a passagem à segunda ronda.
Linette tinha perdido os dois confrontos anteriores frente a Williams, mas não escondeu a admiração.
"Ela estava a mover-se muito bem, a bater bem na bola, especialmente quando corria para o espaço aberto. Tive de manter a calma, ser mais consistente e evitar cometer demasiados erros do meu lado", afirmou Linette.
