O americano Learner Tien, de 19 anos, surpreendeu o quinto cabeça de série Daniil Medvedev nas primeiras horas da manhã de sexta-feira, enquanto o brasileiro João Fonseca, de 18 anos, e o checo Jakub Mensik, de 19 anos, também deixaram a sua marca ao derrotarem os dez primeiros cabeças-de-série.
Alcaraz, que surpreendeu o mundo do ténis ao conquistar o primeiro dos seus quatro grandes títulos enquanto adolescente no Open dos EUA de 2022, disse que estava de olho nos três estreantes do Grand Slam.
"Vi um pouco (de Tien) ontem à noite, e foi incrível. Fiquei um pouco surpreendido com o nível dele", disse o espanhol aos jornalistas, depois de ter garantido o seu lugar na quarta ronda, esta sexta-feira.
"Não sei qual a classificação que eles vão ter, mas têm muito potencial. Estou a falar como se tivesse 30 anos, sou apenas dois anos mais velho do que eles", acrescentou com um sorriso. "Que conselho? Que não me vençam, acho eu. Não sei. Vejo-os como capazes de vencer qualquer um, incluindo eu próprio".
Tien vai defrontar Corentin Moutet na terceira ronda, no sábado, mas Fonseca e Mensik já estão eliminados após derrotas em cinco sets, o brasileiro frente a Lorenzo Sonego, na quinta-feira, e o checo frente a Alejandro Davidovich Fokina, na sexta-feira.
"Estão a ganhar experiência em todos os torneios que disputam. Ontem à noite vimos o Tien vencer o Medvedev aqui na Austrália em cinco sets, o que foi fantástico", disse Alcaraz.
"O Fonseca também jogou ontem o seu primeiro encontro de cinco sets. Portanto, estão a ganhar experiência. À medida que vão ganhando experiência, vão-se tornando ainda mais perigosos. Vamos ver no futuro", acrescentou.