Dardeira em exclusivo após passagem à próxima ronda: "Joguei de forma muito sólida"

Luciano Darderi celebra uma das suas duas vitórias no Open da Austrália 2026
Luciano Darderi celebra uma das suas duas vitórias no Open da Austrália 2026WILLIAM WEST / AFP

O tenista de 23 anos garantiu um encontro na terceira ronda com Karen Khachanov, depois de superar uma autêntica demolição no segundo set para derrotar o argentino Sebastian Baez em Melbourne, esta quinta-feira.

Livre dos problemas de estômago que o fizeram tornar-se viral em todo o mundo na terça-feira, ao correr de imediato para a casa de banho logo após derrotar Cristian Garin na sua partida da primeira ronda, Darderi vingou a derrota sofrida frente a Baez no US Open 2024, em pouco menos de duas horas e meia.

Darderi sentiu dificuldades perante o serviço de Baez num segundo set que durou apenas 28 minutos, mas recuperou a compostura e o controlo do encontro, apesar de ter sido quebrado logo no início do quarto set.

O cabeça de série número 22 não poupou elogios ao seu adversário argentino naquele que foi o sétimo duelo direto entre ambos em todas as superfícies, com Darderi a somar agora duas vitórias sobre Baez nos últimos seis meses. 

Hoje foi um encontro mesmo muito difícil", afirmou Darderi.

"Da última vez foi em Bastad, em terra batida, por isso agora foi um pouco diferente. Ele começou a época bastante bem, esteve na United Cup e chegou à final em Auckland. Foi um jogo muito duro, mas consegui jogar a um nível muito bom, sobretudo nos momentos importantes. Estive muito sólido".

“Fui agressivo nos pontos decisivos. Mantive-me muito concentrado mentalmente nos momentos certos, como quando estava 5-4 no terceiro set. Esse foi o ponto-chave do encontro. Ele entrou muito bem no quarto set, mas continuei a tentar empurrá-lo para fora do court.

Darderi confirmou ao Flashscore, esta quinta-feira, que os problemas de estômago frente a Garin não estiveram relacionados com qualquer vírus ou doença, mas sim com uma reação adversa a um anti-inflamatório forte.

"Tomei uns anti-inflamatórios sem qualquer proteção para o estômago. Esse foi o principal problema", explicou.

"Ontem descansei e fiz tudo corretamente com os médicos. Agora está tudo bem. Hoje o meu estômago estava bastante bem, por isso está tudo resolvido".

Um dos três italianos presentes no quadro de singulares, juntamente com o quinto cabeça de série Lorenzo Musetti e o favorito ao título Jannik Sinner, Darderi afirma não ter "qualquer expectativa" enquanto tenta chegar aos oitavos de final de um Grand Slam pela primeira vez, logo na sua terceira época a disputar quadros principais.

"Estou apenas a tentar vencer alguns encontros". 

"Foi a primeira vez que venci um encontro aqui. Agora que estou na terceira ronda, só tenho de aproveitar".

Além do obstáculo de peso que é o número 15 do quadro, Karen Khachanov, com quem nunca se cruzou em competição oficial, Darderi terá ainda de lidar com a forte possibilidade de jogar com temperaturas que podem chegar aos 40 graus (celsius).

Os encontros da terceira ronda de sábado deverão ser fortemente condicionados pela Política de Calor Extremo do Open da Austrália, que prevê pausas de dez minutos entre sets para arrefecimento, o fecho do teto nos três principais courts e, eventualmente, até a suspensão dos jogos nos courts exteriores sem cobertura.

"O Karen é um excelente jogador, com muita experiência em pisos rápidos, por isso vou tentar dar o meu melhor", disse Darderi, projetando o duelo de sábado.

“Vou tentar ingerir muita água e comida amanhã para estar preparado, porque vai estar mesmo muito, muito calor aqui. Vamos ver como corre".