Os problemas de Djokovic, 10 vezes vencedor do Open da Austrália, começaram depois do jogo com Carlos Alcaraz, em que esteve no seu melhor.
Havia sinais de que o sérvio ia desistir, uma vez que não treinou de todo depois do jogo com o espanhol, facto que confirmou na conferência de imprensa.
"Não bati na bola desde o jogo de Alcaraz até cerca de uma hora antes do jogo de hoje (sexta-feira). Fiz tudo o que estava ao meu alcance para controlar a lesão muscular que tenho e a medicação, a ligadura e a fisioterapia ajudaram-me um pouco", explicou.
"Mas no final do primeiro set comecei a sentir cada vez mais dores e acho que nessa altura já era demais para mim. Por isso, tive um final infeliz, mas tentei", disse Novak Djokovic.
Apesar de ter durado pouco mais de uma hora em court, sentiu uma dor no final do set com Zverev que não conseguiu ultrapassar, optando por terminar o jogo. Djokovic disse ainda que vai continuar a lutar pelo 25.º título de Grand Slam da carreira.
Depois de se qualificar para a final em Melbourne, Alexander Zverev vai lutar pelo seu primeiro título de Grand Slam da carreira contra o vencedor da segunda meia-final entre Jannik Sinner e Ben Shelton.