Exclusivo com Francisco Cerúndolo: "Cheguei com boas sensações à Austrália"

Francisco Cerúndolo em ação
Francisco Cerúndolo em açãoWilliam West / AFP

O jogador argentino mais bem classificado falou em exclusivo ao Flashscore em Melbourne esta quarta-feira, depois de garantir de forma brilhante o apuramento para a 3.ª ronda do torneio.

Francisco Cerúndolo venceu em três sets sem resposta (6-3 6-2 6-1) o bósnio Damir Džumhur numa tarde especialmente ventosa no Melbourne Park.

Depois de perder o serviço logo no primeiro jogo, Cerúndolo controlou totalmente o resto do encontro, conquistando 79% dos pontos com o primeiro serviço, quando a sua média nas últimas 52 semanas era apenas de 68% (72.ª melhor marca do circuito ATP), e somando 31 winners contra 11 do adversário.

Džumhur não conseguiu quebrar novamente o serviço de Cerúndolo e o cabeça de série número 18 do quadro masculino foi-se mostrando cada vez mais sólido à medida que o encontro avançava a grande ritmo.

Esta foi a terceira vitória consecutiva de Cerúndolo frente a Džumhur em pouco mais de seis meses, depois de já o ter batido no Masters de Paris e nos quartos de final de um torneio em terra batida em Båstad, na Suécia.

"É sempre positivo defrontar um jogador que já vencemos por duas vezes, porque já sabemos o que fazer para ganhar", afirmou Cerúndolo ao Flashscore após a vitória: "Já o defrontei em terra batida e em indoor, portanto não nestas condições, mas em contextos bastante semelhantes. Nos nossos dois últimos encontros não joguei o meu melhor ténis, mas hoje senti-me muito bem. Sabia exatamente qual era o meu plano de jogo e penso que consegui aplicá-lo na perfeição."

Cerúndolo terminou a época 2025 de forma complicada, com eliminações precoces nos torneios ATP de Pequim, Xangai e Viena, além de uma derrota amarga frente a Alexander Zverev nos quartos de final da Taça Davis 2025, mas o jogador de 27 anos considera que os seus resultados não espelham toda a realidade.

"Acho que nos dois últimos torneios de 2025 joguei bem. Em Paris, fiz um bom torneio, mas o Jannik (Sinner) foi claramente superior. Depois, conquistei o UTS (Ultimate Tennis Showdown em Hong Kong) e, mesmo não sendo um torneio oficial, senti que estive a um bom nível. Na Taça Davis, realizei um bom encontro. Apesar de termos perdido, jogámos bem e foi o final de uma longa temporada. Penso que fiz um jogo correto e equilibrado, mesmo não tendo conseguido vencer."

Cerúndolo começou 2026 com uma derrota na 1.ª ronda frente ao espanhol Jaume Munar, mas revelou ao Flashscore que ficou satisfeito com a sua exibição.

"Não estava propriamente no meu melhor, mas joguei um ténis de qualidade em comparação com anos anteriores, em que o meu primeiro encontro da época era desastroso. Desta vez não consegui vencer, mas senti-me melhor em campo. Por isso, cheguei aqui com boas sensações quanto ao meu nível de jogo, mesmo que ainda me faltasse alguma confiança. Foi importante conquistar estas duas vitórias em três sets."

Nesse encontro, deixou escapar a vitória em circunstâncias equilibradas depois de ter ganho facilmente o primeiro set por 6-3 frente a Munar, o que torna ainda mais gratificantes os triunfos em três sets no Open da Austrália diante de Zhang Zhizhen e Džumhur.

"É fundamental manter este nível e esta regularidade ao longo de um encontro. É um aspeto que preciso de trabalhar e manter em mais jogos. É mesmo essencial vencer as primeiras rondas em três sets, porque fisicamente sinto-me bem e posso avançar com algum descanso. Senti-me muito bem hoje, tal como no outro dia, e estou realmente satisfeito com o meu nível até agora."

Com esta vitória, Cerúndolo garante um duelo muito interessante na 3.ª ronda frente ao cabeça de série número 13 Andrey Rublev, um confronto que Francisco já tinha certamente em mente na semana passada, pois lembrava-se perfeitamente da sua vantagem de 3-1 nos duelos diretos.

"Vai ser, sem dúvida, um encontro muito difícil. Três dos quatro jogos foram em terra batida e um em indoor, que foi muito equilibrado, 7-6 7-6. Conheço-o muito bem e ele também me conhece muito bem, por isso será um encontro complicado e muito disputado para ambos. Sei o que tenho de fazer em campo, por isso vou tentar dar o meu melhor e logo se verá."