Musetti após eliminar Sonego: "Superfícies rápidas começam a encaixar no meu jogo"

Lorenzo Musetti e Lorenzo Sonego cumprimentam-se após o encontro da 2.ª ronda do Open da Austrália
Lorenzo Musetti e Lorenzo Sonego cumprimentam-se após o encontro da 2.ª ronda do Open da AustráliaMARTIN KEEP / AFP

Lorenzo Musetti fez o seu grande amigo e compatriota Lorenzo Sonego correr imenso esta quinta-feira, vencendo em sets diretos e garantindo a passagem à 3.ª ronda do Open da Austrália pelo segundo ano consecutivo.

Recorde as incidências da partida

Musetti está agora a tentar alcançar novos patamares e chegar à segunda semana do Open da Austrália pela primeira vez na sua carreira, tendo dito ao Flashscore, esta quinta-feira, que nunca se sentiu tão bem com o seu ténis em superfícies rápidas.

O quinto cabeça de série colocou Sonego sob pressão durante todo o primeiro set e o seu parceiro de pares parecia bastante desgastado no final desse parcial, a esforçar-se nos golpes de direita e a deslocar-se frequentemente para ir buscar a toalha, enquanto Musetti se mostrava sereno ao longo dos dois primeiros sets, vencendo mais de 70% dos pontos com o primeiro serviço em ambos.

Apesar de ter perdido dois jogos de serviço consecutivos a meio do set, Musetti conseguiu responder de imediato e quebrou o serviço de Sonego nas duas ocasiões, fechando a porta a qualquer tentativa de recuperação do compatriota no terceiro set, acabando por vencer o encontro por 6-3 6-3 6-4.

Além de serem colegas na Taça Davis, Musetti e Sonego conquistaram juntos um título de pares em Hong Kong nos dias que antecederam o Open da Austrália.

"Não foi um encontro fácil de preparar, de jogar ou de gerir. O Lorenzo é um dos meus melhores amigos no circuito", afirmou Musetti após o jogo.

"Recentemente conquistámos um título e partilhámos muitos bons momentos, por isso não é fácil separar essas coisas dentro do court. Mas estou mesmo feliz e orgulhoso do que consegui com esta vitória em sets diretos. É bom voltar a estar na 3.ª ronda", acrescentou ao Flashscore.

Musetti, que já tinha manifestado o seu desagrado por ter sido obrigado a disputar um quarto set frente ao belga Raphel Collignon antes da desistência médica deste, disse ao Flashscore esta quinta-feira que deu um grande passo em frente na 2.ª ronda no que toca ao seu desempenho global.

"Foi um encontro completamente diferente", referiu.

"Na 1.ª ronda senti alguma tensão e tive dificuldades em encontrar ritmo. Não tive as sensações positivas que tive hoje, especialmente com a direita, que foi consistente até ao fim. Fui muito agressivo hoje, o que provavelmente foi a maior diferença entre os dois encontros. Até fisicamente, senti-me muito mais confortável", acrescentou.

"Acho que baixei um pouco a intensidade no início do 3.º set e ele aproveitou isso. Mas consegui lidar com isso, reagir de imediato e encontrar o ritmo certo. Esse foi provavelmente o momento-chave que virou o encontro a meu favor", explicou.

Questionado pelo Flashscore se sente que o seu jogo em superfícies rápidas está finalmente a consolidar-se, depois da presença nos quartos de final do US Open e da final de um torneio ATP em Atenas no final do ano passado, Musetti concordou.

"Sem dúvida. O Open da Austrália, em termos de resultados, tem sido (o meu ponto mais fraco). Ainda não cheguei à segunda semana, ao contrário dos outros torneios em que consegui ir mais longe. Mas agora sinto que as condições das superfícies rápidas estão mesmo a encaixar no meu jogo e isso é ótimo para a minha confiança daqui para a frente", explicou.

Musetti vai defrontar Tomáš Macháč, da República Checa, na 3.ª ronda. O único duelo entre ambos aconteceu em fevereiro de 2024, com Macháč a vencer por 6-3 6-2 numa superfície rápida em Marselha.