Recorde as incidências da partida
O número três do mundo e tetracampeão do Grand Slam derrotou o jogador japonês por 6-0, 6-1 e 6-4 em apenas uma hora e 21 minutos na Margaret Court Arena, o segundo court do Melbourne Park.
"Quanto menos tempo se passa em court num Grand Slam, especialmente no início, melhor", disse Alcaraz, que persegue o único dos quatro grandes torneios que ainda falta na sua sala de troféus em Melbourne.
"Fisicamente sinto-me muito bem e estou concentrado em passar o mínimo de tempo possível no court", disse.
O espanhol entrou no jogo como um vendaval e em apenas 18 minutos já tinha vencido o primeiro set, no qual Nishioka só conseguiu ganhar quatro pontos.
Particularmente preciso no serviço, um aspeto do seu jogo que tem trabalhado este ano, Carlos manteve o tom no segundo set, com cinco ases e 91% dos pontos ganhos no seu primeiro serviço.
"Estou muito satisfeito com o meu serviço hoje. É algo que tenho vindo a trabalhar na pré-época", explicou a estrela de 21 anos.
Com o jogo já decidido, o japonês tentou resistir melhor ao jogo do espanhol no terceiro set, mas um break no quinto jogo foi suficiente para o espanhol vencer o encontro.
Na terceira ronda, Carlitos vai defrontar o português Nuno Borges, que derrotou Jordan Thompson.