Recorde as incidências da partida
O tenista de 23 anos, atualmente no 185.º lugar do ranking e a estrear-se no quadro principal em Melbourne Park, ultrapassou o italiano 7-6(1), 6-4, 6-1 na John Cain Arena.
"Muito gratificante. Já estava satisfeito por me qualificar aqui pela primeira vez e, agora, depois de passar a qualificação e vencer uma ronda, sinto-me orgulhoso", afirmou.
A única outra presença de Fery na segunda ronda de um Grand Slam foi em Wimbledon no ano passado, em que também eliminou o 20.º cabeça de série na primeira ronda – o australiano Alexei Popyrin.
Quando conseguiu ultrapassar o qualifying em Melbourne, a sua mãe Olivia, que jogou pares femininos em Roland Garros em 1991, não hesitou em apanhar um avião para a Austrália para o apoiar.
"Quando venci essa última ronda (do qualifying), ela perguntou-me se podia vir", contou.
"Respondi-lhe: 'Claro, seria bom ter-te aqui'. É obviamente uma viagem longa, mas pelo menos valeu a pena. Ela pode ver pelo menos dois jogos – espero que mais", acrescentou.
Questionado se a mãe lhe deu algum conselho, tendo em conta a sua própria carreira profissional no ténis, respondeu: "Quando era mais novo. Agora, já não tanto. Ela deixa-me com os meus treinadores para falar sobre ténis. Mas, como todos os pais, acho que dão conselhos para a vida."
A derrota foi um duro revés para Cobolli, que pareceu estar a lutar com um problema de estômago ao longo do encontro.
No ano passado, chegou aos quartos de final de Wimbledon, antes de ser eliminado por Novak Djokovic, e conquistou dois títulos ATP em Bucareste e Hamburgo.
