Reveja aqui as principais incidências da partida
Um francês ia estar nos oitavos de final do Open da Austrália, isso era garantido. No entanto, foi à custa de um belo tiro no pé, pois foram simplesmente os dois melhores especialistas franceses que se defrontaram esta manhã. Ugo Humbert contra Arthur Fils, com o primeiro a levar a melhor historicamente, mas o segundo a vencer o último duelo, uma final homérica em Tóquio.
Bastava sonhar com um encontro com um nível de jogo tão elevado e o primeiro set foi nesse sentido. Inicialmente, ambos os jogadores concentraram-se em manter os seus sets, produzindo uma série de primeiros serviços pesados, antes de Fils explorar um jogo de serviço menos convincente do seu rival para assumir uma vantagem de 5-3 e servir para o set. Isto foi o suficiente para acordar Humbert, que quebrou imediatamente ao jogar para a frente, mas não conseguiu voltar ao seu serviço, deixando o primeiro set para o seu rival mais consistente.
O nível de jogo voltou a subir no início do segundo set, com Humbert a quebrar primeiro e a confirmar depois de uma dura batalha. Perfeitamente à vontade no comando do jogo, Humbert aproveitou os seus set points e venceu calmamente o set. Mas Fils tinha mais do que um truque na manga e, no momento fatídico, mostrou o seu melhor ténis para quebrar o impasse. Mestre do jogo individual, Humbert voltou a aumentar o volume, quebrou novamente e, desta vez, concluiu no seu serviço, com o ambiente a subir novamente.
Humbert voltou a quebrar rapidamente, antes de entrar em ação o principal protagonista do terceiro set: o fisioterapeuta. Primeiro Humbert com o ombro, depois Fils com o pé, os dois jogadores já tinham pago um preço elevado nesta intensa batalha. No entanto, foi o jogador do Lorrain que aproveitou o seu primeiro intervalo, numa altura em que o nível do jogo baixou. Bons serviços no momento certo, e um terceiro set no saco. Mas ficámos a pensar qual seria o cenário seguinte.
Infelizmente, o cenário era demasiado familiar: Arthur Fils já não conseguia correr e acabou por desistir ao fim de três jogos.Ugo Humbert venceu. Foi um final infeliz para uma grande batalha, mas aconteça o que acontecer, Humbert não roubou a sua vitória e ganhou o direito a um grande jogo contra Alexander Zverev nos oitavos de final. Com um grande feito em vista.