O vencedor de 24 títulos do Grand Slam foi retirado do encontro noturno no court central e vai jogar durante a tarde, ficando o horário de maior destaque reservado para o segundo cabeça de série, Jannik Sinner.
O italiano Sinner defronta o perigoso norte-americano e oitavo cabeça de série, Ben Shelton, com os vencedores a lutarem por um lugar na final de domingo, em Melbourne.
Iga Swiatek enfrenta Elena Rybakina e Jessica Pegula mede forças com Amanda Anisimova nos quartos de final femininos, que antecedem os encontros masculinos na Rod Laver Arena.
O dez vezes campeão do Open da Austrália, Djokovic, avançou diretamente para o duelo com Musetti, depois de o jovem checo Jakub Mensik ter desistido devido a lesão, proporcionando ao sérvio de 38 anos um dia extra de descanso.
"Tenho quase a certeza de que ele não vai estar cansado", afirmou o italiano Musetti, quinto cabeça de série.
"Mas espero que o ritmo que tenho neste momento... me traga sorte para o próximo encontro. Sinto-me preparado para tentar levá-lo ao limite", acrescentou.
As probabilidades não estão a favor de Musetti, que chega pela primeira vez aos últimos oito em Melbourne, sendo o pó e a relva as suas superfícies de eleição.
Já defrontou Djokovic por dez vezes e só conseguiu vencê-lo numa ocasião, em 2023.
Sinner procura conquistar o título em Melbourne pela terceira vez consecutiva, algo que apenas Djokovic conseguiu na era Open (desde 1968).
Vai ter pela frente um adversário complicado em Shelton, que atingiu as meias-finais no ano passado – onde perdeu em sets diretos para Sinner.
Já se defrontaram por nove vezes, com o número dois mundial a vencer em oito dessas ocasiões.
No entanto, Shelton é muito acarinhado pelos adeptos e espera aproveitar a energia de um público "barulhento" para tentar surpreender.
"Sou claramente um competidor, sou barulhento no court, gosto de ambientes animados", afirmou.
A seis vezes campeã de Grand Slam Swiatek procura o seu primeiro título em Melbourne e conhece bem o jogo da cazaque Rybakina, quinta cabeça de série.
As duas, que abrem o programa do dia, já se encontraram várias vezes, com Swiatek a liderar por 6-5 nos duelos diretos.
"Em todos os encontros ela foi sempre uma adversária difícil e o seu ténis é, sem dúvida, de grande qualidade", disse a polaca, número dois mundial.
"Tenho de estar a 100 por cento preparada, entrar com tudo e usar a minha experiência, assim como o que aprendi nos confrontos anteriores", acrescentou.
Quem vencer terá pela frente a sexta cabeça de série Pegula, que eliminou a campeã em título Madison Keys, ou a compatriota e quarta cabeça de série, Anisimova.
