Reveja aqui as principais incidências da partida
O espanhol, terceiro cabeça de série, estava em vantagem quando o britânico atirou a toalha ao chão, quando perdia por 7-5 e 6-1 na Rod Laver Arena.
Draper, 15.º cabeça de série, precisou de cinco sets para vencer os seus três primeiros jogos em Melbourne, recuperando de desvantagens em todos eles para se manter no torneio. Draper passou quase 13 horas em court contra as seis de Alcaraz e isso acabou por o afetar.
"Não era assim que eu queria ganhar. Mas, obviamente, estou feliz por jogar mais um quarto de final aqui na Austrália", disse Alcaraz, que está a tentar ganhar o título pela primeira vez: "Mas estou um pouco triste, sabes, pelo Jack. Ele é realmente uma boa pessoa, não merece lesionar-se."
Draper retirou-se da United Cup na véspera do torneio em Melbourne com uma lesão na anca.
Alcaraz está nos últimos oito em Melbourne Park pelo segundo ano consecutivo. Nunca foi mais longe - foi derrotado em 2024 por Alexander Zverev - e terá de vencer Djokovic ou o checo Jiri Lehecka, que jogam mais tarde, para o conseguir.
O Open da Austrália é o único Major que falta na coleção de Alcaraz, quatro vezes vencedor de Grand Slams. Se for até ao fim, tornar-se-á o homem mais jovem a completar um Grand Slam na carreira - vencendo os quatro majors - na Era Open e o mais jovem a vencer na Austrália desde Djokovic em 2008.
"Estou contente com o nível a que estou a jogar. Dentro e fora do campo, sinto-me muito confortável aqui", disse: "Fisicamente, estou a sentir-me muito bem. Ao chegar à segunda semana de um Grand Slam é importante sentirmo-nos bem fisicamente, porque agora os jogos são ainda mais difíceis. Mas estou pronto."
Alcaraz foi derrotado por Draper quando se defrontaram pela última vez, na relva do Queen's Club em 2024, mas com o sol quente que se abateu sobre Melbourne, os seus golpes em terra batida causaram problemas imediatos ao britânico.
O primeiro set foi disputado no serviço até que o espanhol aproveitou uma oportunidade no sexto jogo para efetuar um break com dois winners. Draper continuou a esforçar-se e a sua persistência compensou com um break para voltar a 5-4, antes de Alcaraz quebrar mais uma vez para assumir o controlo.
O britânico ficou a perder por 3-0 no segundo parcial e estava claramente a debater-se, acabando por perder o set.