O americano de 19 anos venceu por 7-6, 6-3 e 6-3 em Melbourne, com Moutet a cair agarrado à perna no terceiro set antes de continuar a jogar. A vitória prolongou o notável torneio de Tien, depois de ter surpreendido o vice-campeão do ano passado e quinto cabeça de série, Daniil Medvedev, num emocionante jogo de cinco sets na segunda ronda.
"Honestamente, é uma sensação louca estar na segunda semana. Passar pela qualificação", disse.
Nenhum outro americano da sua idade chegou tão longe em Melbourne desde Pete Sampras em 1990, com a recompensa de Tien a ser um confronto com o italiano Lorenzo Sonego, que despachou o húngaro Fabian Marozsan em quatro sets.
"Isto excedeu as minhas expectativas, o que eu esperava para esta semana", acrescentou Tien: "Entramos em todos os jogos a acreditar que podemos ganhar, mas estar na segunda semana é fantástico."
Tien faz parte de um trio de adolescentes que incendiou o Open da Austrália com vitórias sobre jogadores do top 10, juntamente com os brasileiros João Fonseca e Jakub Mensik, ambos eliminados desde então.
Numa batalha de esquerdinos, Tien quebrou cedo para uma vantagem de 3-1 no primeiro set, na sequência de um erro de linha de fundo não forçado de Moutet. Mas o francês empatou a 3-3. Outra troca de breaks levou o jogo a um dramático tiebreak, que foi eclodindo e fluindo até que Tien o conquistou por 12/10, encerrando um set de 72 minutos.
O americano quebrou duas vezes no segundo set para assumir o controlo do jogo antes de Moutet cair no chão agarrado à perna esquerda depois de servir a 15-0 no jogo de abertura do terceiro set. Moutet levantou-se e tentou continuar, mas estava claramente com dores e com os movimentos limitados e Tien aproveitou para garantir um lugar nos oitavos de final do Grand Slam.
"Não vi bem o que se estava a passar... Só o vi no chão", disse Tien: "Sinceramente, não sabia bem o que se passava com ele, porque houve alguns momentos em que parecia que ele não se conseguia mexer ou usar muito as pernas. Noutros pontos, ele estava a correr e a lutar."