Reveja aqui as principais incidências da partida
O frustrado russo bateu com a raquete cinco vezes na rede depois de ter perdido o serviço no terceiro set, antes de se recuperar e vencer o jogo por 6-2, 4-6, 3-6, 6-1, 6-2 ao sol da tarde na Rod Laver Arena.
A birra valeu a Medvedev, quinto cabeça de série, uma violação do código por abuso de raquete e atrasou o jogo antes do quarto set, enquanto os funcionários varriam os detritos do court. No final, a raiva da raquete foi provavelmente um benefício líquido para Medvedev, que aproveitou a pausa entre os sets para se reagrupar antes de arrasar o tailandês, número 418 do mundo, nos sets finais.
"Sei que jogo melhor quando jogo mais ténis, por isso pensei: 'Porquê jogar uma hora e 30 minutos? No mínimo três horas para sentir melhor as minhas pancadas'", brincou o finalista do ano passado: "No segundo e terceiro sets não conseguia tocar na bola. Força total, tudo dentro, não sabia o que fazer. Se ele jogar assim todos os jogos, a vida pode ser boa: dinheiro, raparigas, casino, tudo. Gostava que ele jogasse assim todos os jogos".
O primeiro tailandês no sorteio principal de um Grand Slam masculino desde que Danai Udomchoke se qualificou para o Open da Austrália de 2012, Samrej parecia um completo desajustado no papel, pois nunca tinha jogado um encontro de nível ATP Tour fora da Taça Davis. Mas depois de um início nervoso, com uma dupla falta no primeiro jogo, o jovem de 23 anos foi uma revelação.
Apesar de ser apelidado de "Boom" na Tailândia, Samrej entrou no jogo com um toque esplêndido, acertando drop shots de praticamente qualquer lado para ultrapassar repetidamente um dos jogadores mais obstinados do jogo. Ele também mostrou um grande poder de fogo, com um forehand disparado pela linha de fundo ganhando dois set points no segundo set.
O corajoso tailandês levou o set com um golpe na mesma linha, ganhando um "polegar para cima" de um Medvedev impressionado.
No entanto, Medvedev não demorou muito a encorajar o seu encorajado adversário. O russo teve três pontos de break no sétimo jogo, mas Samrej salvou-os todos, dois com pancadas de queda e o terceiro com um vólei de queda hábil.
Pouco depois, Medvedev estava a lutar no serviço e, depois de cometer uma dupla falta para ceder dois pontos de break e depois desistir do jogo, Medvedev começou a sua fúria de destruição de raquetes.
Aproveitando a onda de apoio do público, Samrej desperdiçou dois dos quatro set points com drop shots errados no serviço, mas finalmente conseguiu quebrar com um forehand fantástico na linha de fundo.
Apesar de estar a perder um set e completamente abalado, Medvedev reapareceu com a sua cara de jogo para colocar o encontro novamente empatado, enquanto Samrej pedia sumo de pickle para tratar as cãibras.
Depois de recuperar o ímpeto, não havia como parar o russo no quinto set. Serviu para fechar o set a zero e vai defrontar o qualifier americano Learner Tien por um lugar na terceira ronda.
"No final do ano passado, este jogo teria provavelmente perdido", disse Medvedev, três vezes vice-campeão em Melbourne Park: "Agora é um novo ano e uma nova energia... Por isso, estou feliz por ganhar este jogo".
