Recorde as incidências da partida
O irreverente russo conseguiu fechar o encontro 7-5, 6-2, 7-6 (2) sob o calor da Margaret Court Arena e vai defrontar o francês, vindo do qualifying, Quentin Halys na 2.ª ronda.
No entanto, a exibição do jogador de 29 anos ficou longe de ser convincente, tendo sido quebrado por duas vezes quando servia para fechar o encontro.
Pelo menos, manteve-se irrepreensível em termos de comportamento, ao contrário do que aconteceu no ano passado, quando Medvedev foi multado por destruir a sua raquete e uma câmara da rede numa explosão de raiva épica nesta mesma fase.
"Hoje não foi fácil. Quero dizer, primeiro encontro, Grand Slam", afirmou.
"Fico satisfeito por vencer em três sets, mesmo que alguns tenham sido algo instáveis, mas as condições estavam lentas, por isso ambos quebrámos o serviço um do outro várias vezes. O mais importante é vencer. Estou a jogar melhor (do que no ano passado) e estou ansioso por este Open da Austrália".
O antigo número um mundial, agora na 12.ª posição do ranking, preparou-se para mais uma tentativa de conquistar o título em Melbourne Park ao vencer o Brisbane International.
Medvedev disparou um vencedor de direita ao longo da linha para quebrar o serviço do De Jong, 79.º do ranking, logo de início e parecia encaminhar-se para vencer o primeiro set sem dificuldades, mas o seu adversário respondeu, aproveitando o segundo ponto de break a 1-2 para voltar a entrar na luta.
Nenhum dos jogadores conseguiu segurar o serviço, com mais três breaks até Medvedev finalmente confirmar e fechar o set ao fim de 58 minutos.
Despertou e impôs-se no segundo set em apenas 39 minutos, convertendo cinco dos seis pontos de break e, com De Jong a acusar o desgaste, serviu para o encontro a 5-4 no terceiro set.
No entanto, o russo vacilou, cometendo dupla falta e oferecendo dois pontos de break a De Jong, que aproveitou. Medvedev quebrou de imediato, voltou a falhar ao servir para fechar, mas encontrou nova energia no tie-break e garantiu o triunfo.
Medvedev, vencedor do US Open em 2021, chegou a três das últimas cinco finais em Melbourne. Foi superado por Novak Djokovic em 2021, antes de sofrer uma derrota dolorosa frente a Rafael Nadal no ano seguinte. Desmoronou-se diante de Jannik Sinner em 2024, perdendo em cinco sets depois de estar a vencer por dois.

