Reveja aqui as principais incidências da partida
Sinner impôs-se com uma vitória por 6-1, 6-3, 7-6(2) e vai defrontar o oitavo cabeça de série dos Estados Unidos, Ben Shelton, ou o norueguês, 12.º cabeça de série, Casper Ruud, por um lugar nas meias-finais. O número dois mundial procura conquistar o troféu de Melbourne pela terceira vez consecutiva, feito que apenas Novak Djokovic alcançou na era Open (desde 1968).
Djokovic e Sinner podem encontrar-se num duelo de alto nível nas meias-finais.
"Foi muito difícil, somos bons amigos fora do court", afirmou Sinner sobre o potente Darderi, que ainda ofereceu alguma resistência no final.
Sinner disse na Margaret Court Arena, onde as temperaturas rondavam os 30 graus ao início da noite: "Foi complicado fechar o encontro, mas estou satisfeito por o ter resolvido em três sets."
Sinner somou impressionantes 19 ases na partida e referiu que o seu trabalho árduo deu frutos.
"Sem dúvida, sinto-me mais confiante ao serviço. Ainda há margem para melhorar, mas estou contente com o regresso nesta nova época."
Sinner, de 24 anos, admite que sente dificuldades com o calor e perdeu um set no encontro anterior, frente ao norte-americano Eliot Spizzirri. Mas voltou à normalidade diante de Darderi, 22.º cabeça de série, que disputava pela primeira vez a quarta ronda de um torneio do Grand Slam.
O jovem de 23 anos pareceu sentir o peso do momento, conquistando apenas nove pontos ao ficar a perder por 4-0 no primeiro set. Sinner disparou para 5-0 em menos de 20 minutos de domínio absoluto, antes de Darderi conseguir pontuar. Foi apenas um alívio momentâneo no primeiro duelo entre ambos, com Sinner a fechar o set em 27 minutos.
Darderi apresentou melhor resposta no segundo set, vencendo o seu primeiro jogo de serviço, mas acabou por ser quebrado quando a frustração tomou conta. Atirou a raquete ao chão e lançou uma bola para a bancada, recebendo um aviso do árbitro de cadeira.
O terceiro set foi muito mais equilibrado, com Sinner a salvar quatro pontos de break no nono jogo e ambos a trocarem pancadas potentes do fundo do court. Sinner segurou o serviço para 5-4 e Darderi ainda salvou dois pontos de encontro, resistindo e forçando o tie-break.
Darderi adiantou-se por 2-0, mas o jogo foi interrompido pelo choro de um bebé, e Sinner respondeu com sete pontos consecutivos, quebrando finalmente a resistência do adversário.

