Mais

Open da Austrália: Sinner luta contra problemas médicos para derrotar Rune (3-1)

Sinner resiste a episódio médico para chegar aos quartos
Sinner resiste a episódio médico para chegar aos quartosMartin KEEP / AFP / AFP / Profimedia
O campeão em título e cabeça de série Jannik Sinner superou um episódio médico debilitante e o dinamarquês Holger Rune para chegar aos quartos de final do Open da Austrália pela terceira vez, com uma vitória por 6-3, 3-6, 6-3 e 6-2 na segunda-feira.

Recorde as incidências do encontro

O número um mundial parecia ter continuado a sua serena progressão no sorteio quando fechou o primeiro set ao fim de 33 minutos, após dois breaks.

No entanto, o italiano começou a sentir dificuldades físicas no início do segundo set.

"Hoje foi uma manhã estranha, nem sequer aqueci... Sabia que ia ter dificuldades. Era de certeza muito, muito difícil, eu sabia que ele tinha tido alguns jogos muito longos antes deste, por isso tentei manter-me mentalmente. Tentei manter-me ligado no meu jogo de serviço e depois no jogo de devolução, tentando ver o que acontecia", disse.

Rune tentou aproveitar e fez correr o seu adversário pelo court o mais possível, tendo o 13.º cabeça de série convertido o seu primeiro break point do encontro quando Sinner cometeu uma dupla falta e serviu para fechar o segundo set.

Sinner, com as mãos a tremer enquanto limpava a cara com uma toalha, foi para os balneários antes do terceiro set e defendeu-se de dois break points no terceiro jogo, o segundo depois de um ponto de 37 pancadas de tirar o fôlego.

No entanto, o italiano caiu sobre a raquete enquanto o público aplaudia os jogadores e, alguns jogos mais tarde, chamou um médico e saiu do court para uma pausa médica.

Rune, que procurava tornar-se o primeiro dinamarquês a chegar aos quartos de final em Melbourne Park, estava a ter dificuldades em fazer valer a sua vantagem física e Sinner, que agora se movia mais livremente, quebrou para 5-3 antes de servir para ganhar o terceiro set.

Foi agora a vez de Rune ir aos balneários, e um atraso de 20 minutos enquanto a âncora da rede era fixada permitiu mais tempo de recuperação, bem-vindo também para o dinamarquês que jogou cinco, quatro e cinco sets nos seus primeiros três jogos.

Sinner conseguiu um break para 2-1 no quarto set, após três erros de Rune, e, com o seu serviço de volta à potência máxima, a sua 18.ª vitória consecutiva no circuito parecia assegurada.

Um 54.º erro não forçado de Rune garantiu a passagem de Sinner aos oitavos de final de um Grand Slam pela 10.ª vez, igualando o recorde italiano estabelecido por Nicky Pietrangeli nas décadas de 1950 e 1960.

As estatísticas do encontro
As estatísticas do encontroFlashscore