O italiano, cabeça de série, defronta Ben Shelton na sexta-feira, a apenas dois jogos de uma primeira defesa bem sucedida do título do Grand Slam, depois de ter conquistado o seu primeiro grande título em Melbourne no ano passado. Isso desencadeou uma temporada de sucesso em que ele ganhou oito títulos, incluindo o US Open e o ATP Finals, para abrir um abismo entre ele e o número dois Alexander Zverev no ranking.
Ele empatou com o também italiano Nicola Pietrangeli em cinco semifinais de simples de Grand Slam, e com isso vem a experiência da grande ocasião.
O americano Shelton, 21.º cabeça de série, vai fazer apenas a sua segunda aparição nas meias-finais de um Major, depois da sua participação no Open dos Estados Unidos de 2023, onde foi derrotado pelo eventual campeão Novak Djokovic.
"Já estive nestas situações algumas vezes", disse Sinner, de 23 anos: "Mas, no final do dia, todos os jogos começam 0-0 e tentamos dar o nosso melhor. Esta é a única coisa que posso controlar. Se alguém jogar melhor do que eu nesse dia, não posso fazer nada. Nunca tomamos as coisas como garantidas.Estamos aqui a tentar compreender todas as situações, a tentar ficar melhor e mais forte, e depois vemos como correm as coisas. Não só aqui, mas também no resto da época."
A natureza da vitória de Sinner sobre Alex de Minaur nos quartos de final, na quarta-feira, foi um lembrete do nível que ele tem atingido regularmente nos últimos 12 meses. O italiano aumentou a sua série de vitórias em eventos do Grand Slam em campo duro para 19 jogos, após o título do Open da Austrália em 2024 e o triunfo no Open dos Estados Unidos.
Oportunidade para Shelton
Shelton, um ano mais novo, com 22, não se deixa intimidar e planeia aproveitar o momento.
"Obviamente, Jannik, o atual campeão. Sabemos o que ele fez", disse Shelton: "Estou realmente ansioso por isso. Penso que sempre que se pode defrontar os melhores do mundo é uma grande oportunidade para melhorar o nosso jogo e ver em que ponto estamos, e é isso que sexta-feira vai ser para mim."
Esta semana, Shelton subiu seis lugares para o 14.º lugar na classificação ao vivo e pode subir até cinco se ganhar o seu primeiro título do Grand Slam.